Apolo News

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Confira as notícias dessa quarta, dia 29, em primeira mão, no http://apolonews.blogspot.com/ , com a galera do Apolo News.
Igor Prado, Juscelino Ribeiro Jr e Shaianna Araújo...é com vocês!!! Boa sorte !!!

Equipe Linha de Notícias

As dificuldades da inclusão social e a marginalização de grupos dentro da mesma sociedade

terça-feira, 27 de outubro de 2009

As dificuldades enfrentadas por um grupo devido ao isolamento ou até mesmo o descriminação por grupos diferentes na qual se considerem superiores provoca o que conhecemos exclusão social, pois marginalizam estes grupos considerados inferiores retirando-os a capacidade de se incluírem dentro da sociedade, com isto, é imprescindível que a existência de políticas sociais para produzirem estratégias ou políticas de inserção de modo que se possam integrar e ser aceitas pela sociedade que os rodeia. A pobreza pode, por exemplo, levar a uma situação de exclusão social;


Mendigos no centro da cidade



A exclusão social pode ser ainda por fatores econômicos, social, cultural, educacional, patologica ou ainda por comportamento auto-destrutivos.Podemos citar alguns exemplos de exclusão social, no âmbito da cultura onde segundo dados divulgados pelo IBGE, sobre a realidade da cultura brasileira demonstram que apenas 13% dos brasileiros frequentam cinema alguma vez por ano; 92% dos brasileiros nunca frequentaram museus; 93,4% dos brasileiros jamais frequentaram alguma exposição de arte.


Franelinha na praça da liberdade


Os programas oficiais e das ONGs encaram o problema da exclusão de modo parcial, privilegiando ora a geração de renda (bolsa de escola, cesta básica etc.), ora a questão de emprego via frentes de trabalho, particularmente no Nordeste flagelado pelas secas recorrentes. Nenhum desses programas atinge o objetivo de inclusão social, no sentido mais abrangente e profundo da palavra, por omitir a dimensão central do fenômeno – a perda de auto-estima e de identidade de pertencer a um grupo social organizado.


O Linha de Noticias entrevistou a Assistente Social Eveline Alves Ribeiro, Coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade Santo Agostinho, que falou mais sobre o assunto.





Eveline Alves Ribeiro




Saiba mais sobre o assunto aqui.

foto e texto: Michelly Samia
michellysamia@hotmail.com

Presidente completou 64 anos nesta Terça (27)

Nesta terça-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva completou 64 anos. Seu dia foi marcado por uma maratona de comemorações como festa com trompetes, apresentação de orquestra e vários presentes. Lula foi recebido pelos assessores e ministros para comemorar seu aniversário.


Homenagem ao Presidente




Linha de Notícias

Ponte do Sesquicentenário quase finalizada

Hoje foi iniciada a construção dos acessos do lado leste à ponte João Isidoro França, a ponte do sesquicentenário. Os acessos pelo lado norte também estão previstos para serem iniciados até a próxima semana.

A ponte João Isidoro França (ponte do Sesquicentenário ou ponte Estaiada) foi projetada para resolver o problema do tráfico intenso, principalmente nos horários de pico, nos trechos de ligação entre o centro e as zonas Norte e Leste da cidade. Além disso, seria também uma comemoração dos 150 anos de Teresina, em agosto de 2002. Devido à vários problemas com repasse de verbas, as obras ficaram paradas por muito tempo, mas foram reiniciadas no final de 2008.

A ponte será também um ponto turístico: contará com um mirante no topo do mastro de estaiamento, de onde se poderá avistar grande parte de Teresina. É possível até a construção de um restaurante neste mirante. A inauguração da ponte, depois de inúmeros adiamentos, está prevista para o início do mês de janeiro, ainda sem dia definido.

Confira mais detalhes do projeto da ponte, clique aqui

Por: Wenner Tito
wennertito@hotmail.com

Foto: Hérton Moraes/ Acessepiauí

Resultado do Concurso Público

UFPI divulgou nesta terça (27) resultado do concurso público para professor, realizado no último domingo (25) , edital Nº 14

Clique aqui e confira o resultado

Vitimas ou Culpados?

É difícil saber se os motoqueiros são as vitimas ou os culpados do grande crescimento de acidentes em que os envolvem. Pois não se sabe, se é devido ao crescimento do fluxo de veículos e ao desrespeito ao espaço dos motociclistas, que estes podem ser considerados vitimas, mais o outro lado da moeda, mostra que os motoqueiros têm se portado quase sempre de forma imprudente, trafegando entre os veículos, praticando manobras perigosas que por muitas vezes provocam acidentes.
Com isto, o que se pode afirmar é que, a junção de todos estes atos de imprudência, negligencias, desrespeito as normas de trânsito com a grande quantidade de carros e motos, tem tornado cada vez mais freqüentes este tipo de acidentes na capital teresinense, onde na maioria das vezes nesta briga de Davi e Golias pelos os espaços em nossas vias que sai mais prejudicado é o motociclista.
Foi o que aconteceu nesta terça (27) por volta das 7:40 da manhã na Avenida Valter Alencar, onde um corsa branco, colidiu com uma moto, a STRANS logo foi acionada, por sorte não houve feridos graves, apenas o motoqueiro que teve escoriações leves na perna.



acidente na av. valter alencar

As estáticas demonstram que no período de janeiro a dezembro do ano de 2008 os acidentes envolvendo motos correspondiam a 42,1% dos acidentes registrados o que engrossa também as estatísticas dos setores de ortopedia e traumatologia dos hospitais de Teresina.
Ressalta-se ainda que o custo para o estado brasileiro com tratamentos de saúde devido a acidentes com motocicletas é de R$ 28 bilhões por ano. E ainda de acordo com dados da FMS, no ano de 2008 em Teresina foram registradas 132 mortes devido a acidentes envolvendo motos, sendo que 51 delas eram residentes na capital e as outras 81 vieram em busca de atendimento nos hospitais em Teresina.
O preocupante não se diz apenas às mortes, mais também a sequelas deixadas pelos acidentes, que podem ser irrecuperáveis.
Com o intuito de amenizar esta gravidade, são feitas campanhas, como a realizada pelo DETRAN do Piauí, com o nome de “Fique Vivo” focando especialmente o uso do capacete e o abuso do álcool. Além de outras campanhas de prevenção de acidentes visando chamar a atenção para o problema e disseminar informações para a prevenção de acidentes e, por conseqüência, dos traumas.

Para mais informações sobre a campanha clique aqui

texto e foto por: Michelly Samia
michellysamia@hotmail.com


Usuários de cinco planos de saúde podem ficar sem atendimento no Piauí

Os usuários de alguns planos de saúde poderão ficar sem atendimento médico no Piauí. O motivo seria o desacordo entre o sindicato dos médicos do estado e as operadoras em torno de um reajuste, o que levaria a uma paralisação.

Sulamerica, Medial Saúde, Bradesco Saúde, Amil e Mediservice não respondem aos ofícios mandados pela Comissão de Honorários Médicos. As tentativas já duram mais de 2 meses.

O Sindicato dos Médicos deverá se reunir em Assembléia Geral nesta quarta-feira (28), às 19 horas, no auditório da entidade, na Rua Paissandu, 1665, centro de Teresina. Veja a localização:



Exibir mapa ampliado

Por: Wenner Tito
wennertito@hotmail.com

Suzano no Piauí : Deselvovimento x Impacto Ambiental

Ambientalistas se reuniram na última semana para questionar a já acertada instalação da Suzano no Estado. Discutiram que a fábrica será construída próxima ao rio Parnaíba, poluindo seu leito, e o projeto de cultivo e reflorestamento do eucalipto prejudicará o desenvolvimento das espécies nativas.

Ainda afirmam que, além do impacto ambiental, as ações da empresa prejudicarão as atividades de extrativismo, agricultura familiar e culturas tradicionais.

A Suzano

A Suzano é uma das maiores produtoras de papel e celulose de eucalipto da América Latina. A Companhia possui cinco unidades industriais: Rio Verde e Embu no estado de São Paulo; Mucuri no sul da Bahia e detém indiretamente 50% do controle da Ripasa, empresa que produz celulose. Esta possui duas unidades industriais no Estado de São Paulo: uma fábrica em Americana, e uma em Embu.

Destaca-se em 2008, o anúncio dos projetos que compõem o novo ciclo de crescimento da Companhia no período de 2008 a 2015, que compreendem três linhas de produção de celulose planejadas (Unidades de celulose no Sul do Maranhão, no Piauí, e uma nova linha de celulose) e a ampliação da capacidade da Unidade de Mucuri.



A Empresa no Piauí

Há cerca de dois meses, o governador anunciou a chegada da fábrica de papel no Estado. A Suzano, que será instalada entre os municípios de Teresina e Palmeirais, investirá mais de três bilhões de dólares no projeto. Serão 35 mil empregos diretos e indiretos gerados na região, superando a aplicação financeira da Vale do Rio Doce. Ainda a um plano governamental para a construção de uma ferrovia de 30 km ligando Teresina a cidade da Suzano.



O Eucalipto

A matéria prima da produção da Suzano no estado será o Eucalipto. São, em termos gerais, árvores e, em alguns raros casos, arbustos, nativas da Oceania.O gênero cresce rapidamente e é muito utilizado para produzir pasta de celulose, usada no fabrico de papel, carvão vegetal e madeira. Alguns defendem que a plantação de eucaliptos permite evitar o corte e abate de espécies nativas, para tais fins, pelo que seria uma opção adequada a terras degradadas, promovendo-se a economia onde são cultivadas. Contudo, o assunto mantém-se polemico.

A Questão Ambiental

Os conflitos sócio-ambientais gerados partir da confecção de milhares de hectares de monocultura no Piauí passam a ser levantados pelos ambientalistas. Citam os casos no norte do Espírito Santo e no extremo sul da Bahia, onde a Suzano implanta a sustentabilidade da monocultura do eucalipto que prejudica a agricultura familiar e o extrativismo do Cerrado e da Caatinga. Outro ponto questionado são os projetos de reflorestamento com eucalipto na bacia do rio Parnaíba, que pega tanto o estado do Maranhão como o estado do Piauí, e a bacia do rio Preguiças, no estado do Maranhão. O parque nacional dos Lençóis Maranhenses, portanto, fará parte das terras de reflorestamento. Assim, serão em terras públicas que a empresa pretende implantar seus monocultivos.




Texto : Joaquim Camilo

Quadro Reclama Teresina

No quadro de hoje temos como matéria, as reclamações feitas sobre os incômodos que os terrenos baldios trazem.

Um perigo a mais para população


Terreno baldio em plena Avenida beneditinos


O crescimento de terrenos baldios vem causando muitos transtornos para população teresinense, atraves do acumulo de lixo, de vegetação alta, entulhos, e com o despejo de animais mortos que provocam mau cheiro, causando assim muito incômodo aos vizinhos dessas áreas. Além destes problemas ainda ha muitas reclamações devido aos marginais que usam da vegetação alta para consumirem e guardarem produtos de roubos nestes locais.


Vegetação alta, e um murro deteriorado

Como se não bastasse estes problemas, os terrenos baldios tornam-se um perigo para a população, pois a quantidade de lixos acumuladas tornam-se grandes proliferadores de doenças e epidemias como no caso da dengue, que atraves das chuvas aumentam a facilidade de procriação do mosquito aedes aegypte, pois possuem o acumulo de água parada, tornando o ponto ideal para se reproduzam.
Como já mencionado outro grande problema enfrentado pelas pessoas que residem próximo a estes locais é a “desova” de animais mortos, que alem de provocarem uma insuportável fedentina, atrai outros animais para os locais, como urubus e ratos que procuram se alimentar dos restos, trazendo junto com eles inumeras doenças maleficiosas ao ser humano.
A SDU órgão responsável pela vistoria desses terrenos, recebe em média 60 reclamações mensais, da população teresinense, onde essas são feitas através da vigilância sanitária, do Fala Teresina, ou até mesmo de vizinhos que ligam ou vão pessoalmente fazer a reclamação nas próprias SDU's, veja abaixo a localização.
Após as reclamações é dirigida ao local um fiscal que vai até o terreno e havendo irregularidades como, muro deteriorado, e o acumulo de lixos, ele o notifica dando-lhe um prazo que pode variar de 03 á 90 dias dependendo do caso do terreno, se o mesmo não regularizar a situação, é aplicado-lhe uma multa que pode a chegar ao valor de 1.000.00 reais, por cada notificação.


O acúmulo de lixo encontrado nos terrenos

A responsabilidade da limpeza dos terrenos baldios conforme o código de postura do município é do proprietário, então alem da limpeza promovida pela prefeitura nos terrenos, é necessário que haja a compreensão dos proprietários murando estes locais, e colocando a placa “é proibido jogar lixo” evitando assim o crescimento do uso de terrenos como deposito de lixo e diversos, também é importante que a população se eduque e tenha consciência para que não jogue lixos nesses terrenos, evitando assim um malefício para si e para toda população.


Contatos para reclamações;

SDU- 3215-7661/3215-7664/3215-7669


Exibir mapa ampliado
Localização da SDU-SUL


Fala Teresina: 3215-7660/ 3216-3132 ou para enviar sua reclamação por email clique aqui

Fotos e texto por: Michelly Samia
michellysamia@hotmail.com



1° Seminário Regional sobre Plano Estadual de Recursos Hídricos acontece nessa terça(27).

Nessa terça-feira (27) terá inicio o 1° Seminário Regional sobre Plano Estadual de Recursos Hídricos, na cidade de Parnaíba. O evento, organizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), será realizado entre os dias 27 e 30 deste mês.

O plano acontece a partir das 8h 30, no auditório da Associação Comercial Porto das Barcas, com a participação das principais lideranças representativas dos municípios da região (Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Bom Princípio do Piauí, Buriti dos Lopes, Murici dos Portelas, Caxingó, Cocal, União, Cocal dos Alves, São José do Divino, Morro do Chapéu do Piauí, Joca Marques, Madeiro, Luzilândia, Joaquim Pires, Caraúbas do Piauí e Miguel Alves.).


Exibir mapa ampliado

Segundo a Semar, o projeto tem como objetivo discutir a construção de obras hidráulicas essências para o desenvolvimento da região (açudes, adutoras, irrigação). Para a realização do plano será necessária a união entre a sociedade e o poder público. O debate sobre as ações governamentais assim como a discussão das formas de abastecimento hídrico são fundamentais neste projeto.

Texto : Joaquim Camilo

Previsão do Tempo


Nessa terça-feira(27), chuvas serão causadas na maioria do Brasil devido a uma massa úmida instável. O dia será nublado com pancadas de chuva, e poderão ocorrer temporais localizados no estado do Piauí.Temperaturas máxima: 38°C no norte do PI. Temperaturas mínima: 19°C no sul da BA.

Previsão para amanhã

Fonte : CPTEC

Texto : Joaquim Camilo
Imagem : www.osacarolha.info/

Como se proteger dos vírus de computador.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Uma das maiores preocupações dos usuários de informática é a contaminação de "vírus" em seus computadores.

São pequenos programas desenvolvidos com o objetivo de danificar ou apagar as informações dos computadores. Chamado de vírus justamente pela semelhança de comportamento com o vírus biológico, pode infectar o computador sem que o usuário perceba, multiplicando-se através de mídias de transferência como disquetes ou e-mails.

São milhares de "espécies", desde os menos ofensivos que poderão deixar seu computador lento, até os mais potentes que conseguem travar seu computador, apagar informações, danificar a BIOS do computador (programa de inicialização), repassar vírus para sua lista de e-mails etc.

Como o computador pode ser contaminado

Através da utilização de acessórios com vírus, como por exemplo, disquetes, CDs, ZIPs, arquivos na Internet etc.

Os principais sintomas de um equipamento contaminado são:

  • Lentidão no processamento das informações;
  • Exclusão e alteração nos dados;
  • Troca nas datas dos arquivos e programas;
  • Travamento constante do computador;
  • E em casos mais graves, simplesmente a máquina não inicializa.

Procedimentos preventivos

  • Mantenha sempre softwares antivírus em seus computadores (servidor e estações).
  • Antes de ler disquetes, zip drives, cdroms etc., ative o software antivírus.
  • Evite instalar programas ou ler e-mails de procedência duvidosa.
  • Não permita que pessoas desconhecidas utilizem seus computadores.
  • De preferência, remova os drivers que são pouco utilizados.
  • Na Internet, não acesse sites de risco, como por exemplo, programas piratas, hackers etc.

Há diversos programas que monitoram o computador durante o processo de gravação, abertura de e-mails, instalação de programas e navegação na Internet, minimizando o risco de contaminação.

Estar com o programa antivírus instalado não é suficiente. É fundamental mantê-lo atualizado com as novas "vacinas". Diariamente, são desenvolvidas dezenas de variações de vírus, novos vírus e novas "vacinas". É necessário associar-se à empresa fornecedora de antivírus, garantindo a atualização de seu software de proteção.

Caso seu computador seja danificado e as informações não possam ser recuperadas, somente através do BACKUP (cópia de segurança) seus dados poderão ser restaurados.

Os antivírus gratuitos mais conhecidos são o AVG e o avast! Ambos oferecem proteção completa ao sistema, bem como atualizações ao banco de vírus, não deixando que sua máquina fique desatualizada. O avast! 4 Home Edition pode ser baixado em português, o AVG Free somente em inglês.

Outra dica a custo zero são os programas que removem spywares. Uma excelente ferramenta de proteção é o Spybot Search & Destroy e o SuperAntiSpyware Free 4.29.1004 , com uma plataforma muito simples e eficiente. Há outras ferramentas gratuitas para remoção de malwares, fornecidas muitas vezes por empresas de antivírus pagos, um exemplo são os pacotes oferecidos pela Eset, fornecedora do antivírus NOD32.
Mesmo instalando as ferramentas de proteção, o usuário não deve relaxar. É preciso ficar atento aos boletins das empresas sobre atualizações de software e atualizar manualmente o banco de dados do antivírus com freqüência. Realizar varreduras diárias é outra medida importante.

Os links estão disponíveis logo abaixo:

http://www.baixaki.com.br/download/superantispyware-free.htm

http://www.baixaki.com.br/download/avg-anti-virus-free.htm

http://www.baixaki.com.br/download/avast-home-edition.htm


Texto : Alex Vieira (colaborador do Linha de Notícias)

leugian2@yahoo.com.br

8861-3323


Foto : sairdobrasil.com

Novidades no Linha de Notícias !

Nas próximas matérias do Linha de Notícias, confira novos quadros como "Dicas de Informática", com nosso colaborador Alex Vieira, e "Reclama Teresina" com reclamações da população teresinense. Participe e Opine !!!

Equipe Linha de Notícias

Notícia amanhã é no Gira Notícia !

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Confira as notícias dessa terça-feira, dia 20, em primeira mão, no http://giranoticia.blogspot.com/ com a equipe Gira Notícia.
Ana Luisa, Ivana Machado e Idoval Graco ... é com vocês!!! Boa sorte !!!

W. Dias entrega comenda Mérito da Renascença do Piauí


Na noite de hoje (19), em evento alusivo á comemoração dos 187 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil, o governador Wellington Dias entregou a comenda Mérito da Renascença do Piauí, no teatro 4 de Setembro. No local, além dos homenageados, um grande número de pessoas se fez presente para acompanhar a cerimônia.

O evento começou com apresentações culturais, como o balé, a orquestra executando o hino do Piauí com elementos teatrais da cultura local, além da apresentação de uma violinista piauiense. Logo após as apresentações, iniciou-se a entrega dos diplomas e medalhas aos homenageados.

A comenda Mérito da Renascença do Piauí tem por objetivo homenagear os piauienses ou residentes no Piauí, que de alguma forma contribuem para o engrandecimento do estado em diversas áreas.

Em seu discurso, após a entrega dos diplomas e medalhas, W. Dias falou um pouco da história do Piauí e de sua guerra pela independência. Segundo ele, é necessário que os historiadores olhem para o estado como fonte histórica, pois aqui se deu processo importante na consolidação da independência do país, além de outras marcas históricas, como vestígios humanos que datam de mais de 50 mil anos.

Texto e foto: Wenner Tito
wennertito@hotmail.com

Missa em ação de graças conta com presença de autoridades


Como parte das comemorações dos 187 anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil, foi realizada hoje uma missa em ação de graças na Catedral Nossa Senhora das Dores, localizada na praça Saraiva, centro de Teresina, coordenada pela arcebispo de Teresina, Dom Sérgio da Rocha.

Na solenidade estiveram presentes várias autoridades estaduais, como o governador Wellington Dias, acompanhado da primeira-dama Rejane Dias, e também o vice-governador e pré-candidato ao governo estadual nas eleições do ano que vem, Wilson Martins, que esteve acompanhado da sua mulher, a deputada estadual Lílian Martins. Além deles, também esteve presente o deputado federal Nazareno Fonteles.

Ao fim da celebração, o governador Wellington Dias falou com a imprensa e falou de suas perspectivas para o futuro do Piauí e fez uma avaliação sobre a sua participação na construção do Piauí atual. W. Dias também falou sobre as eleições do próximo ano. Segundo ele, o eleitor não vai mais votar pensando em candidato A ou B devido a apoio de outros políticos, mas sim vai escolher aquele que mostrar o melhor projeto.

Confira abaixo as declarações de W. Dias:



Texto, foto e áudio: Wenner Tito
wennertito@hotmail.com

Restruturações no hospitais para atender novo sistema de saúde municipal

Na reestruturação para adequação ao novo sistema municipal de saúde, o Hospital Maternidade do Buenos Aires foi ampliado em mais duas enfermarias cirúrgicas, aumentando o número de leitos de 86 para 94. O objetivo é que o HUT atenda somente os casos mais graves, ficando os outros para os hospitais de bairro., que devem estar devidamente equipados para isso.

A reforma no sistema de saúde está em andamento. Como parte do processo, os grandes hospitais regionais da capital (Buenos Aires, Dirceu Arcoverde, Satélite e Promorar) estão passando por reformas estruturais e os seus representantes, além de outras autoridades da saúde local, estão discutindo a implementação deste novo sistema, baseado em: acolhimento, classificação de risco e hierarquização da rede hospitalar municipal.

Para mais informações sobre o novo sistema de saúde, clique aqui

Por: Wenner Tito
wennertito@hotmail.com

A História Piauiense

Ao logo de tantos anos de história, o Piauí, inegavelmente, se tornou único. Um estado dividido entre riquezas naturais poéticas, diversidade cultural e problemas sócio-econômicos históricos. Um estado feito por Piauienses. Gente humilde e trabalhadora, que busca na honestidade a alegria de viver. Gente que, em meio a tantas dificuldades, ainda encontra motivos para sorrir.

Da Colonização a Independência

Mesmo depois do descobrimento do Brasil, o Piauí ainda passou muito tempo no esquecimento. Era habitado por inúmeros grupos indígenas (Acroás, Anapurus, Araiozes, Aranhis, Aruás, Cariris, Guanarés, Gueguês, Jaicós, Pimenteiras, Potiguaras, Potis, Tabajaras, Tacarijus, Timbiras, Tremembés e Xerentes) graças à existência do Rio Parnaíba e seus diversos afluentes. O nome “Piauí” é uma herança destas tribos. Significa ,na língua nativa, “rio de piaus (tipo de peixe)”.

O processo de colonização teve uma figura fundamental para seu desenvolvimento: Domingo Jorge Velho. O bandeirante paulista penetrou no interior do estado, explorou o território, iniciou o cultivo da terra e a prática da pecuária. Além destas atividades, foi responsável, sozinho, pela extinção, quase completa (concretizada mais tarde), de toda a população indígena piauiense.

Pouco tempo depois foi a vez de Domingo Afonso Mafrense. Fundou a fazenda Cabrobó, às margens do riacho da Mocha. A fazenda se tornaria um povoado, que mais tarde seria a Vila da Mocha. A vila se tornaria, algum tempo depois, a cidade de Oeiras.

A pecuária foi peça fundamental na ocupação do território piauiense. Na segunda metade do século XVII, a carne de gado , assim como o couro, era comercializada por toda a região em um rico e próspero comércio.

Parnaíba foi a primeira vila a ingressar no movimento independente do Piauí. Em 19 de outubro de 1822, foi proclamada a independência por Simplício Dias da Silva, João Cândido de Deus e Silva, Domingos Dias. O Piauí ainda ficou sobre domínio português até 24 de janeiro de 1823, quando ,em Oeiras, o Brigadeiro Manoel de Sousa Martins declarou o estado independente.

Em 13 de março de 1823, foi travada a mais sangrenta batalha entre brasileiros e portugueses pela independência nacional. Na batalha do jenipapo, morreram centenas de piauienses e cearenses, que marcaram, com bravura e coragem, a história nacional.

As Capitais do Estado

A primeira capital do estado, depois da independência, foi a vila da Mocha, cidade de Oeiras. Devido a problemas de comunicação e a distância do rio Parnaíba, em 1851, por esforço do conselheiro José Antônio Saraiva, a capital agora seria localizada na chapada do Corisco, a nova Vila do Poti. No dia 16 de agosto de 1852, aconteceria a instalação definitiva da capital em Teresina.



Batalha do Jenipapo


Texto : Joaquim Camilo
Logan15--@hotmail.com

Foto : Wikimedia

19 de Outubro, Dia do Piauí ?


Durante o dia 19 de Outubro comemoramos o dia do Piauí, ao fazer uma pequena pesquisa em algum livro de história do nosso Estado, começamos a nós perguntar porque mesmo o dia do Piauí é comemorado nessa data, se nossos heróis independentes nesse dia fugiram para o Ceará? A data 19 de outubro foi estabelecida como dia do Piauí em significado do dia da independência política do Piauí frente aos portugueses. Esta é a data em que a Câmara da Vila de São João da Parnaíba proclamou sua emancipação em relação a Portugal, marcando a adesão do Piauí à independência do Brasil. Contudo, o Piauí ficou sob o domínio português até 24 de janeiro de 1823, quando o brigadeiro Manoel de Souza Martins declarou o Estado independente em Oeiras. Estes fatos culminaram com a mais sangrenta e, possivelmente, a única batalha entre brasileiros e portugueses pela Independência do Brasil, a Batalha do Jenipapo, ocorrida a 13 de março de 1823, às margens do Rio Jenipapo, em Campo Maior, onde centenas de piauienses e voluntários cearenses perderam a vida ou foram capturados em nome da soberania, transformando-se em heróis numa das mais gloriosas páginas da história brasileira.

O 13 de março é, por sinal, a data que está na Bandeira do Piauí. Mas existe um questionamento da data em que se comemora o Dia do Piauí (19 de outubro). Alguns historiadores piauienses alegam que a proclamação de Simplício Dias em favor de D. Pedro I estaria atrelada a um governo unido Brasil-Portugal. E que no Piauí, todos continuaram obedecendo às ordens vindas de Portugal.




Os historiadores defendem o dia 13 de março para comemorar o Dia do Piauí, ou seja, quando ocorreu a Batalha de Jenipapo. De acordo com o professor e especialista em História do Brasil, Raimundo França, de 49 anos, a Batalha do Jenipapo representa não só a independência do Piauí como a consolidação da independência do Brasil.Para ele o “grito” do dia 19 não garantiu a independência porque sofreu um ataque das tropas portuguesas, em Parnaíba não houve resistência, os independentes que gritaram a independência foram os mesmos que fugiram para o Ceará. Foi a partir da Batalha do Jenipapo que as forças vindas dos nossos estados visinhos começaram a fazer incursões para confrontarem – se com as troas de Fidie em Caxias.

O Professor explicou que seria mais coerente comemorar no dia 13 de março o dia do Piauí, haja vista que, foi de fato a batalha que garantiu a independência por conta da resistência que houve “De fato o dia 13 garantiu a independência. Se não houvesse a Batalha do Jenipapo com certeza o Brasil e o Piauí permaneceriam por muito tempo dependentes de Portugal.” Afirmou Raimundo França.



Veja aqui a Dramatização da Batalha do Jenipapo:



Texto e Foto por: Katylenin Oliveira
katylenin@msn.com


Homenagem do L.N ao Piauí

Hino do Piauí
(Letra: Antonio Francisco Da Costa e Silva/ Música: Firmina Sobreira Cardoso)

Salve! terra que aos céus arrebatas
Nossas almas nos dons que possuis:
A esperança nos verdes das matas,
A saudade nas serras azuis.

Piauí, terra querida,
Filha do sol do equador,
Pertencem-te a nossa vida,
Nosso sonho, nosso amor!
As águas do Parnaíba,
Rio abaixo, rio arriba,
Espalhem pelo sertão
E levem pelas quebradas,
Pelas várzeas e chapadas,
Teu canto de exaltação!

Desbravando-te os campos distantes
Na missão do trabalho e da paz,
A aventura de dois bandeirantes
A semente da Pátria nos traz.

Piauí, terra querida,
Filha do sol do equador,
Pertencem-te a nossa vida,
Nosso sonho, nosso amor!
As águas do Parnaíba,
Rio abaixo, rio arriba,
Espalhem pelo sertão
E levem pelas quebradas,
Pelas várzeas e chapadas,
Teu canto de exaltação
Sob o céu de imortal claridade,
Nosso sangue vertemos por ti,
Vendo a Pátria pedir liberdade,
O primeiro que luta é o Piauí.

Piauí, terra querida,
Filha do sol do equador,
Pertencem-te a nossa vida,
Nosso sonho, nosso amor!
As águas do Parnaíba,
Rio abaixo, rio arriba,
Espalhem pelo sertão
E levem pelas quebradas,
Pelas várzeas e chapadas,
Teu canto de exaltação

Possas tu, no trabalho fecundo
E com fé, fazer sempre melhor,
Para que, no concerto do mundo,
O Brasil seja ainda maior.

Piauí, terra querida,
Filha do sol do equador,
Pertencem-te a nossa vida,
Nosso sonho, nosso amor!
As águas do Parnaíba,
Rio abaixo, rio arriba,
Espalhem pelo sertão
E levem pelas quebradas,
Pelas várzeas e chapadas,
Teu canto de exaltação

Possas Tu, conservando a pureza
Do teu povo leal, progredir,
Envolvendo na mesma grandeza
O passado, o presente e o porvir.




Equipe Linha de Notícias

Wellington Dias na história do Piauí


José Wellington Barroso de Araújo Dias, nasceu no dia 5 de março de 1962 na cidade de Oeiras, no sul do Piauí. Além de político, já foi radialista e bancário, atuou como gerente do Banco do Nordeste, Banco do Estado do Piauí e caixa Econômica Federal e também trabalhou na Rádio Difusora do Piauí. É filiado ao PT desde o 1985 e iniciou suas atividades sindicais como integrante da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e também presidente da APCEF (Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal) entre os anos de 1986 e 1989. Em seguida foi presidente do Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí no período de 1989 até 1992.


Wellington Dias entrou na vida pública no ano de 1992 quando foi eleito vereador de Teresina. Dois anos depois ele foi eleito deputado estadual e chegou à presidência do diretório regional do PT e por lá ficou entre os anos de 1995 a 1997. Em 1996 foi candidato a vice-prefeito na chapa de Nazareno Fonteles mas não avançou para o segundo turno. Em 1998 foi o primeiro deputado federal eleito pelo PT do Piauí e dois anos depois tentou a prefeitura de Teresina mas na ocasião foi eleito Firmino Filho.


Mas seu trabalho na Câmara dos Deputados repercutiram quanto ao combate ao crime organizado no ano de 1999. Próximo às eleições de 2002 foi anunciado pelo PT como possível candidato ao senado, mas articulações internas no partido o fizeram candidato ao governo. Na campanha não começou bem, com baixos índices nas pesquisas, mas com o apoio de lideranças do PMDB seu nome cresceu e foi eleito com 50% para o cargo de governador com a chapa A Vitória que o Povo Quer derrotando Hugo Napoleão que estava na disputa pela reeleição.


Em 2006, foi eleito no primeiro turno, com a maior densidade eleitoral da história do Piauí e garantiu nas urnas 61,68% dos votos válidos. E governa até hoje o estado do Piauí ao lado de seu vice Wilson Martins com mais de 560 mil votos de diferença do segundo colocado, o senador Mão Santa. No mesmo dia das eleições, quando chegou a sede o PT foi carregado nos braços por populares.


Já no primeiro ano de seu governo teve de encarar a dura tarefa de demitir a sua esposa Rejane Dias. Na época a então primeira dama era coordenadora da CEID (Coordenadoria Estadual de Inclusão de Pessoas com Deficiência, mas teve de ser demitida devido a proibição de nepotismo no governo e implicaria a demissão de mais de 10 mil servidores). Mas anos depois ela voltou ao comando da CEID.


No ano de 2003 o governador assinou com o Ministério da Integração nacional, através da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e do Parnaíba) a ordem de serviço para a construção da ponte de Luzilândia que liga o Piauí e o Maranhão. Wellington Dias afirmou que o custo da ponte é de R$ 11 milhões, mas a ordem de serviço foi dada com a liberação de R$ 2 milhões pela Codevasf. No mesmo ano foi acusado de promover o trem da alegria na criação de 268 cargos no governo que poderia causar um impacto de R$ 35 mil por mês.


Tendo investido milhões de reais no que chama de uma reforma completa do Piauí – incluindo obras estruturantes, gestão administrativa e melhoria na educação, entre outros – seja com recursos próprios ou recursos federais, Wellington Dias ressalta que o estado soube aproveitar bem a boa fase vivida pelo Brasil nos últimos anos do Governo Lula. E, segundo ele, tudo o que poderia ser feito para tirar o Piauí do atraso foi ou está ainda sendo feito. Na próxima década, garante o governador, o Piauí estará pronto para o futuro.

A avaliação de Wellington Dias sobre os investimentos feitos no estado foi tornada pública na última sexta-feira, durante sua apresentação do Fórum Piauí que Trabalha, realizado pela TV Cidade Verdade e que reuniu diversos empresários e políticos do estado para falarem sobre suas experiências administrativas que têm contribuído para o desenvolvimento da região.


Hoje a situação do PT é de desencontros. Prestes ao inicio da campanha de 2010 o partido está em um vai e volta quanto aos seus pré- candidatos. Estava tudo certo para que Antonio Neto disputasse as eleições para o governo do estado, mas em uma reunião bem estranha elegeram o nome de Antonio José Medeiros, o que está se chamando de “Antonhada pela oposição”. E quanto aos rumos de Wellington? Este deveria ser

candidato ao senado, mas ele não ira abandonar o cargo para a campanha, e sim coordenará a campanha da Ministra Dilma rumo à presidência.


Veja alguns vídeos sobre Wellington:








Por: Katylenin Oliveira

Foto: Google

katylenin@msn.com

Conferência Cultural de União acontece dias 22 e 23 de outubro

Nos dias 22 e 23 de outubro, acontece na cidade de União, a primeira conferência municipal de cultura. O evento será realizado no centro “Martins Napoleão” e terá como objetivo a discussão de políticas públicas para benefício da cidadania do município.


Exibir mapa ampliado


Um dos destaques da conferência será Genivaldo Camelo de Castro, taxidermista e museógrafo. Ele desenvolve no estado um trabalho que uni arte, cultura e educação. Com repercussão nacional (em eventos como a “Nação Piauí”, em Brasília) e internacional (propostas de oficina na Líbia), o artista piauiense já teve várias peças premiadas como “Mandala” e “A Mutação”. Ele transforma animais mortos em obras ricas em detalhe e criatividade.

Seu trabalho é feito através da Taxidermia, arte de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo. A técnica consiste na conservação do formato da pele, planos e tamanho dos animais. O trabalho tem importância fundamental na preservação ambiental e na consciência social do Piauí.


Uma das peças de Genivaldo


Confira mais notícias sobre os Projetos de Genivaldo nas próximas matérias do Linha de Notícias




Texto e Fotos : Joaquim Camilo

Logan15--@hotmail.com

Sistema de boletos eletrônicos entra no ar


A partir de hoje (19) começa a funcionar o Débito Direto Autorizado - DDA, serviço oferecido pela Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN. O objetivo é evitar que os clientes tenham que guardar um amontoado de boletos em casa e possam armazenar e acessar suas contas em uma página virtual.

Para poder se utilizar deste serviço, que poderá ser cobrado pelos bancos, o cliente deverá se cadastrar junto aos bancos, que poderão oferecer o serviço também através de caixas eltrônicos, telefone ou celular. As contas incluídas no DDA não poderão ser feitas em dinheiro, apenas por meio eletrônico.

Inicialmente, o sistema contará apenas com os boletos de cobrança (escola. Clubes, etc) registrada, ou seja, aqueles que o banco tem o controle de emissão. Posteriormente deverão ser incluídos os boletos de serviços, como água, luz e telefone.

O sistema é pioneiro no mundo e tem sido exposto em eventos da área bancária pelo mundo todo.

Texto e foto: Wenner Tito

Depois de morto, Bode mata Onça.

Em um estado repleto de tanta diversidade cultural, é comum encontrar historias peculiares do nosso povo, que distinguem um estilo: o jeito “piauiense de ser”.

Em uma localidade rural chamada de Apolinário, no município de Buriti dos Lopes, seu Benedito foi protagonista de um fato, no mínimo, inusitado. Conta que uma vez passava por um riacho, próximo a sua casa, e viu a carcaça de uma onça, com couro e ossos, mas totalmente seca. O cadáver se encontrava em uma posição estranha, com a boca ligeiramente aberta. Sem perca de tempo, seu Benedito tratou de cortar a cabeça do animal e a guardou em um saco plástico. Com o passar dos dias, todo o couro foi desaparecendo por conta da ação de vermes e apenas restaram ossos. Depois de todo o processo, observou que, além da estrutura óssea da onça, havia algo novo: um osso de bode. Era a omoplata, a popularmente conhecida “pá do bode”. Em pensamento lógico, seu Benedito decretou: “Depois de morto, o bode matou a onça”.

A cadeia alimentar de uma onça em idade adulta é variada. O caprino, dono da omoplata, deve ter sido sim a ultima refeição do felino. Depois de se alimentar, o carnívoro, por infelicidade, engasgou-se com parte do seu alimento. Morreu depois de ter passado dias com fome e sede. Um preço caro a ser pago por um simples detalhe: “o osso do bode”.

A Cabeça da onça, na posição que foi encontrada.


Confira o depoimento de seu Humberto Sousa, residente de Teresina, mas natural do local onde ocorreu o fato:


Texto, fotos e vídeos : Joaquim Camilo
Logan15--@hotmail.com

Seu Antonio “do Quebra-Queixo” vende doce há 59 anos

São essenciais, em 251 anos de história, personagens característicos do nosso Estado. Figuras que, de tão obstinadas pelo trabalho, fazem nós, piauienses, sentirmos orgulho de nossa gente. Antonio Ângelo é um deles. Homem que dedicou 59, dos 79 anos de idade, à venda do “Quebra-Queixo”. O doce de seu Antonio, uma espécie de caramelo misturado com coco ralado, é famoso por onde passa e ainda conta com uma receita especial. Com bom humor e simpatia, ele revela que, além de muita boa vontade, o segredo está na medida certa de ácido cítrico adicionado.


Conta que durante toda sua vida se dedicou a tal atividade. Diz sentir orgulho e prazer todas as tardes que sai com sua maleta repleta de Quebra-Queixo a ser vendido nas ruas do Bairro Vermelha, local onde reside. “Minha vida toda trabalhei assim. Amo minha profissão. Tudo que consegui foi através dele, do Quebra-Queixo”. Seu Antonio fala que quase nunca retorna para casa sem ter vendido todo o doce do dia. Em tantos anos de profissão, fez amigos e se tornou conhecido por toda a Zona Sul da cidade.


A identidade do vendedor é seu grito. Sempre que anda pelas ruas vendendo a guloseima, ele grita “Opa! Olha o Quebra-Queixo... Opa!”. Sua marca registrada funciona como um aviso para os clientes. É o anuncio de que o doce está por perto. Questionado sobre as dificuldades do seu trabalho, seu Antonio relata que no passado as coisas eram melhores, não havia tanta violência. Na única tentativa de assalto que sofreu, além de se utilizar de toda sua sabedoria e perspicácia, contou com a ajuda de um velho amigo, companheiro de muitos anos. “Enquanto eu distraia os dois oferecendo meu Quebra-Queixo, o Carlinhos puxou seu facão e deu dois “banhos” em um, enquanto o outro corria”.


O bom vendedor da Vermelha encontra na simplicidade do seu trabalho a medida certa de uma vida digna e feliz. Seu Antonio “do Quebra-Queixo” diz que o que mais deseja é ter mais 50 anos de profissão e vender muito doce para as gerações que virão. Sua maior satisfação é viver com muita honestidade e fazer o que mais ama: vender Quebra-Queixo.



Vendendo o Quebra-Queixo



Dicas do seu Antonio


Texto, fotos e vídeos : Joaquim Camilo
Logan15--@hotmail.com


19 de Outubro, dia do Piauí.

Nessa segunda-feira(19), o Linha de Notícias terá uma série de reportagens especiais em homenagem ao dia do Piauí. Confira e Participem .


Equipe Linha de Notícias

Notícia, nesse sábado, é no Volver !!!

sábado, 17 de outubro de 2009

Confira as notícias desse sábado, dia 17, em primeira mão, no http://www.volverpi.blogspot.com/, com a galera do Volver Notícias.
Nina Nunes, Ana Isabel e Mariana Guimarães ... é com vocês!!! Boa sorte !!!

Dia da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro de cada ano para comemorar a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O objetivo do Dia Mundial da Alimentação é conscientizar o conjunto da humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome. Todos os anos, mais de 150 países celebram este evento. Durante o Dia Mundial da Alimentação, celebrado pela primeira vez em 1981, ressalta-se cada ano um tema em que se focalizam todas as atividades.

Temas discutidos nos últimos anos:


- “O Direito à Alimentação”

- "Agricultura e diálogo de culturas"

- “Biodiversidade e Segurança Alimentar"

- "Trabalhar juntos para criar uma Aliança Internacional contra a Fome"

- “A Água, fonte da Segurança Alimentar"

- "Combater a fome para reduzir a pobreza"

- “Um milénio sem fome".


16 de Outubro em Teresina


Para celebrar a data 16 de outubro – Dia da Alimentação, o Restaurante Popular Betinho em Teresina- Piauí , mantido pela Coordenadoria Estadual de Segurança Alimentar, realizou uma degustação com sobremesas à base de abóbora.

Foram servidos rapadura e doces feitos com abóbora. O objetivo era difundir o consumo de alimentos regionais de grande valor nutricional. Técnicos do Restaurante Popular e da Coordenadoria de Segurança Alimentar distribuiram folders sobre alimentação saudável.



Saiba aqui como ter uma alimentação saudável:


A refeição perfeita tem entre 50% e 60% de carboidrato (massas, pães, arroz), 30% de gorduras e entre 10% e 15% de proteínas (carnes, frango, peixe). Coma frutas e verduras à vontade.

- Abuse da dieta típica brasileira nas principais refeições: arroz, feijão, legumes e carne. É uma ótima combinação nutricional.

- Controle a quantidade de coxinhas, hambúrgueres e pastéis. Eles têm muita gordura.

- Tome sucos de frutas como laranja, abacaxi, acerola. A vitamina C desses sucos ajuda a fixar o ferro e combater a anemia.

-Tome pelo menos quatro copos de leite por dia. Pode trocá-los por iogurte ou queijo. O cálcio desses produtos é fundamental para o crescimento.

- Beba sempre muita água.

- Varie sua dieta. Assim não há risco de faltar algum nutriente.

- Controle o consumo de sal e açúcar para evitar problemas na idade adulta. O excesso de sal é perigoso para quem tem predisposição genética à hipertensão, e o de açúcar, para quem tem propensão ao diabetes.

- Coma fibras. Elas estão nas frutas e nos legumes e também nas barrinhas de cereais.

- Substitua os salgadinhos de pacote que você come na frente da televisão por lanches menos calóricos, como pipoca light de microondas.



Por: Katylenin Oliveira

katylenin@msn.com