Eleições na UESPI movimenta professores e alunos

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Durante todo o dia desta quinta-feira, (12), está ocorrendo as Eleições 2009 para Reitor da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. A votação começou as 8h30 da manhã e deve terminar por volta das 21hrs, quando ocorrerá a apuração dos votos.


Para a eleição deste ano, a Universidade Estadual do Piauí conta com 4 chapas: Chapa 1 da Reitora Valéria Madeira e seu vice Lucídio Besera, Chapa 2 Carlos Alberto e Nouga Cardoso, Chapa 3 Elio Pereira e seu vice Daniel Solon e Chapa 4 Eurípedes Soares e como vice José Uchoa.


De acordo com a presidente da comissão de Eleitoral, Edileusa Sampaio são cinco urnas eletrônicas, sendo 41 convencionais, com 60 pontos de votação distribuídos em 29 cidades do Piauí. Há urnas eletrônicas em Oeiras, Piripiri, São Raimundo Nonato e Picos, e as demais urnas são convencionais.


Aproximadamente 15.600 pessoas votam durante está eleição a maioria dessas pessoas alunos da Instituição e entre eles 603 professores e 228 servidores técnicos.


A posse do eleito ocorrerá possivelmente no final de janeiro do ano de 2010 e o grande desafio desses candidatos é conseguir a autonomia da UESPI, a instituição deve passar a gerir seus próprios recursos, e planejar-se de acordo com seu orçamento. Essa foi uma das propostas mais comentada por todos os candidatos. Além de Infra-estrutura arquitetônica, plano de cargos e salários para os funcionários, bibliotecas e restaurantes universitários.


Os candidatos da Chapa 2, Chapa 3, Chapa 4 compareceram ao campus Torquato Neto nesta manhã para acompanhar de perto as votações, que tiveram uma disputa acirrada. Foi possível constatar que os alunos participam das eleições votando e pedindo votos para seus candidatos,“Literalmente vestindo a Camisa”.


Thiago Malta Estudante do 6º período de química da Instituição afirmou “ Essa é a forma mais democrática de mudar a gestão da universidade que durante 7 anos não fez nada pela Instituição”.



Elio Pereira candidato da Chapa 3.


Carlos Alberto, chapa 2


Chapa 4, vice José Uchoa e Eurípedes Soares


Edileusa Sampaio, presidente da comissão Eleitoral


De acordo com estudantes da UESPI, Valéria Madeira

não aparece não instituição para nada.




Texto e Fotos por : Katylenin França

katylenin@msn.com

0 comments

Postar um comentário