Moradores reclamam de galeria a céu aberto e acreditam em desvio de verba

sábado, 7 de novembro de 2009

O descaso das autoridades vem atormentando os moradores do bairro Santa Lia, na zona leste de Teresina. Tudo por conta de uma galeria a céu aberto, que precisa de reparos a mais de cinco anos. A SDU Leste junto com a vereadora Teresa Brito (PV) já conseguiram recursos para a cobertura da vala, mas de uma maneira perturbadora, parte deste dinheiro sumiu.

A vereadora conseguiu no ano de 2008 uma emenda junto à prefeitura de Teresina que assegurou a quantia de R$ 160 mil reais para realização da primeira parte da obra. Esta foi feita dentro do prazo, e assim foram construídos cerca de 200 metros de galeria coberta, esta parte passando em sua maioria no terreno de algumas famílias.

Contudo a parte que mais incomodava os moradores, justamente cerca 90m que ficam na avenida Maria Antonieta Bulamarque ainda não foi feita, isso por que faltou dinheiro. E atendendo aos apelos da população e do presidente da associação de moradores do bairro, popularmente conhecido como Seu Brito, a vereadora Teresa Brito, novamente entrou com uma emenda junto à prefeitura com o aval do próprio prefeito Silvio Mendes para garantir mais R$ 23 mil reais para a conclusão da obra.

O dinheiro foi aprovado, mas a obra nunca foi retomada. Já se passaram mais de um ano da liberação do recurso e nada foi feito. A população está agora cada dia mais se sentindo enganada tanto pela vereadora como pelo presidente da associação. Eles acreditam que os dois tenham sumido com o dinheiro da obras, mas não há como provar. O fato é que, mesmo com os recursos em mãos, a obra ainda está parada.

Enquanto isso os moradores sofrem com os problemas que a galeria traz para a porta de suas casas. No verão, além do mau cheiro, a galeria acaba gerando uma proliferação de mosquitos e de doenças. No inverno, como a galeria não é coberta, muita água passa no local e chega até mesmo a invadir algumas casas trazendo prejuízos para as famílias. Fora o fato de a galeria terminar bem ao lado de uma escola, o quê gera muita insatisfação e revolta dos próprios alunos, que não aguentam mais o mau cheiro que vem do lugar.

Depois de um ano a vereadora não mais apareceu para conversar com os vereadores que esperam, ainda, a resolução do problema. Seu Brito não sabe como e nem onde foi parar o dinheiro. "Tudo que eu sei é que a verba foi aprovada, mas onde está o dinheiro, eu não sei”.


Galeria acumula muito lixo e causa mau cheiro


Galeria começa em um dos lados da avenida em frente à escola

O lixo é todo jogado bem ao lado das janelas da escola


Você sabe onde é o bairro Santa Lia? Veja no mapa.


Texto e foto por: Katylenin França
Katylenin@msn.com

0 comments

Postar um comentário