Muita Movimentação nos cemitérios da zona sul

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Os cemitérios da zona sul durante todo o final de semana foram bastante movimentados. Algumas pessoas optaram em fazer as homenagens e visitas aos seus entes queridos no sábado e domingo para que pudessem evitar as grandes aglomerações de pessoas durante o dia de Finados, nesta segunda-feira (02). Porém, mesmo com as inúmeras visitas durante o fim de semana os cemitérios da zona sul da Capital permaneceram cheios durante todo o dia de finados (02), onde foram realizadas no inicio do dia missas em homenagem aos inumados.

Cemitério Areias

Segundo a direção do cemitério Areias, durante todo o dia estima-se que passarão entre 3.000 á 5.000 visitantes. Fundado em Janeiro de 1928 sendo, no entanto o mais antigo da região possui 17 quadras com 5.636 sepulturas, além de área aberta para velórios.

Atualmente encontra-se desativado para sepultamento, por determinação do Termo de Ajustamento de Conduta nº 16/2004, celebrado entre a Prefeitura de Teresina e Ministério Público, onde cessou as atividades deste cemitério por estar próximo ao Rio Parnaíba, por isto, é o que menos recebe visitas entre os cemitérios da zona sul nesta data.

As 7:00 hs foi realizada missa com Frei Helano, e será realizada outra no final da tarde as 17:00, encerrando portanto a programação dos dias dos finados no cemitério Areias.

Cemitério Dom Bosco

Já o Cemitério Dom Bosco, fundado em 1930, possui 18 quadras 2.584 sepulturas. Apesar do período desta manhã de segunda-feira (02) o movimento de visitantes é considerado pouco, estimasse que durante todo o dia passe por este cemitério 7.000 visitante. Houve missa apenas pelo turno da tarde com o padre Valdeci.

Cemitério Santa Cruz

Entretanto, no cemitério Santa Cruz fundado em agosto de 1987, possuindo 10.596 sepulturas onde apesar de ser relativamente o mais novo, é no entanto o maior da Zona Sul, localizado na região do Promorar a programação começou as 07: 00 hs com a missa celebrada pelo Padre Julio Cesar, e terá outra missa as 17:00 hs por um padre ainda não definido.


Segundo informações da Administradora Francisca de Lurdes estimasse que o cemitério Santa Cruz, receba cerca de 20.000 pessoas que visitarão seus entes queridos e amigos, ainda informa que a Prefeitura de Teresina providenciou durante todo o mês a limpeza e reparos dos cemitérios, contando com uma equipe de policiais e seguranças, para que pudessem melhor da comodidade a quem se dirigisse a estes locais para prestar as homenagens e orações aos inumados.

texto e fotos por: Michelly Samia
michellysamia@hotmail.com

0 comments

Postar um comentário