Palestrante fala sobre TV Pública na Jornada Científica de Comunicação Social

quinta-feira, 12 de novembro de 2009



Nesta semana, nos dias 11, 12 e 13, está acontecendo a I Jornada Científica de Comunicação Social da UFPI, como parte da comemoração dos 25 anos do curso de Comunicação Social da Universidade.

Hoje, no segundo dia do evento, além das oficinas, exposição fotográfica e apresentação de Papers, ocorrem também a palestra sobre Políticas Públicas de Comunicação, ministrada pelo jornalista Paulo José Cunha, e um debate sobre Políticas de Pós-Graduação, conduzida pelos Profs. Drs. Paulo Fernando de Carvalho Lopes, Crstha Berger e Saulo Brandão.

Em sua palestra, encerrada agora a pouco, o jornalista Paulo José concentrou suas atenções no estudo da TV pública, segundo ele, “um conceito ainda em formação, mas de grande importância”. Paulo diferenciou este de outros conceitos, como o de TV comercial, TV Institucional, entre outros.

O ministrante ressaltou a importância da TV pública, cujo objetivo deve ser trabalhar para o público, e não para o governo, com uma programação diferenciada e construtiva. O jornalista usou a BBC como um exemplo de que uma TV pública pode sim dar certo. “TV pública não é utopia, e a BBC é prova disso. No caso da invasão do Iraque, a BBC se posicionou contra, mesmo o Primeiro Ministro Tony Blair sendo aliado na invasão. É uma prova de que uma TV pública pode existir sem se dobrar ao governo”, diz ele.

A I Jornada Científica de Comunicação Social da UFPI encerra amanhã. No último dia do evento, teremos um debate sobre Informação e Novas Tecnologias, Com a Profa. Dra. Elmira Melo Simeão, da UNB – DF, e com a Profa. Dra. Graça Targino, da UFPI, na parte da manhã. Durante a tarde ocorrerá uma palestra sobre Comunicação Corporativa e Marketing Cultural, com a Profa. MS. Ana Regina Rêgo. A noite, acontecerá o encerramento da jornada, com shows artísticos e jantar de confraternização. Estudantes acompanham atentos a palestra do jornalista

0 comments

Postar um comentário