Paradas de ônibus de Teresina, são pontos de assaltos

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

“Em Teresina, o transporte público é decadente, não integrado e as paradas de ônibus totalmente inseguras” essa é opinião de muitos estudantes da Unidade Escolar Estadual Edgard Nogueira, localizado no bairro Saci, zona sul de Teresina.

Dos cerca de 800 mil habitantes de Teresina, é comprovado estatisticamente: mais da metade ainda depende dos ônibus coletivos urbano, o famoso 'buzão', como transporte para casa, trabalho, escola e universidade. Ainda assim um dos maiores problemas de quem depende de ônibus como meio de transporte, não é a demora ou lotação no veículo e sim os perigos durante a espera na parada de ônibus.


De norte a sul, dos bairros mais periféricos ao Centro, em todo canto da cidade tem alguém em uma parada de ônibus e nessas paradas sem nenhuma estrutura que proteja de sol ou chuva, ou pelos menos tenha iluminação é acontecem o maior número de assaltos.


Em uma das paradas mais movimentas do Bairro Saci, localizado na zona sul de Teresina, muitos estudantes, reclamam além das más condições físicas da parada, da falta de iluminação da via, que os deixa a mercê de assaltos. A parada fica ao lado de uma central de entorpecentes, mas de acordo com Amélia Petra, estudante do ensino médio da escola Edgard Nogueira localizada no bairro, ficar na parada de ônibus é um verdadeiro perigo. Em menos em intervalos de 40 minutos ocorrem assaltos no local, onde geralmente encontram-se dois ou três estudantes, passam “homens” em bicicletas ou motos e levam celular e jóias de estudantes e trabalhadores que estão no local.


“Acho muito complicado essa situação, aqui fica ao lado de uma central de entorpecentes, as coisas acontecem com agente aqui, ali tem policial e ninguém faz nada, essa parada é muito escura, e já fui assaltada duas vezes, pior que não dá pra mim pegar ônibus em outro local.” Afirmou Amélia.


Sávio Soares estudante da escolar Unidade Escolar Moacir Madeira Campos, também localizada no bairro saci, afirmou que nesse ponto de ônibus não ficam apenas estudantes do bairro, ali descem do rodoviária circular por exemplo, estudantes das universidades que precisam pegar outro ônibus para chegar em casa, porque o rodoviária não passa em seus bairros, como é o exemplo do bairro lorrival parente, promorar e Angelim, entre outros. Na mesma parada permanecem também trabalhadores, e pessoas idosas.


O maior problema da parada não é apenas a falta de segurança, de acordo com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul - SDU/SUL todos os portes que ficam na parada e na via PI 130 recebem manutenção regular e são fiscalizados para prevenir vandalismos, contudo os lâmpadas são quebradas propositalmente por esses assaltantes para facilitar sua ação.


Texto e foto por: Katylenin França

katylenin@msn.com

0 comments

Postar um comentário