Projeto de Saneamento Básico é aplicado na periferia de Teresina.

sábado, 7 de novembro de 2009


O governo do estado promove um programa de saneamento básico na capital piauiense. Toda parte central da cidade já possui esgotamento sanitário e sistemas de esgoto. O projeto visa, então, solucionar os problemas da periferia.


As obras serão realizadas através de uma parceria entre governo , Ministério da Fazenda e Caixa Econômica Federal. Recursos em torno de 24 milhões. Ainda serão aplicados 94 milhões na infra-estrutura de todo o Piauí.

Trecho em obras, devido ao projeto de saneamento


O bairro Monte Castelo, na zona sul da capital, passa por obras do programa de saneamento. Um projeto que visa a reestruturação dos antigos sistemas de esgoto da região, além da renovação das tubulações para o consumo de água.

É um trabalho de fundamental importância para Teresina. Previne e controla doenças, melhora a qualidade de vida e facilita as atividades econômicas. Mas, no bairro, ainda divide opiniões.

Muitos moradores reclamam da demora, poeira e caos que as obras vêm causando nas ruas do local. Dona Luisa, moradora da região, afirma que os trabalhos causam muita sujeira e prejudicam a vida das pessoas. “Não é fácil respirar poeira todo o dia. Preferia que ficasse como estava. Pelo menos nossas ruas eram limpas”, relata. Já seu Antonio, membro da Associação de Moradores do Monte Castelo (Amoc), diz que todo o processo é necessário e a maior beneficiada será a população. “Há muito tempo lutamos por esse projeto. Não haverá mais problemas com as fossas do bairro e nossa água será mais limpa”, afirma.




Imagens das obras de Saneamento, no Bairro Monte Castelo


O que é o Saneamento Básico

O Saneamento consiste em um processo sanitário que visa prevenir doenças e promover a saúde. Este se é especifico ao abastecimento de água e a disposição de esgotos. Inclui-se ainda no processo geral o controle de animais e insetos; saneamento de alimentos, locais de trabalho, lazer e educação. É fundamental na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável.

Esgotamento Sanitário, na rua Heráclito de Sousa, bairro Monte Castelo.


Saiba onde fica o bairro Monte Castelo :


Exibir mapa ampliado


Saneamento Básico:



Texto e Fotos : Joaquim Camilo

Logan15--@hotmail.com

0 comments

Postar um comentário