Ficamos por aqui

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Hoje se encerra a parte prática da disciplina de Webjornalismo do curso de comunicação social da UFPI. Durante 9 edições, os alunos da disciplina, cada um em sua equipe, mantendo o seu blog, se confrontou com as dificuldades e prazeres do fazer jornalístico.

Com a equipe do Linha de Notícias não foi diferente. Passamos por dificuldades, encaramos nossas limitações, nos estressamos uns com os outros e com nós mesmos. Cometemos sim, muitos erros, mas estes servirão para nos corrigir e nos apontar caminhos melhores no futuro.

Agradecemos ao professor Orlando Berti, que estava sempre pronto para nos criticar, corrigir e orientar. Agradecemos aos colegas que nos acompanharam nesta jornada e também viveram na pele o que nós vivemos. Não podemos esquecer dos colaboradores, que enriqueceram este blog com suas aparições esporádicas e esclarecedoras. Mas agradecemos principalmente a você, usuário, que dedicou seu tempo a este blog. Não deixe de acessá-lo, pois poderemos aparecer com algo novo a qualquer instante.

Ficamos por aqui. Um abraço da equipe Linha de Notícias: Joaquim Camilo, Katylenin França, Michelly Samia e Wenner Tito.

II Semana pela Democratizaçao da Comunicação aconte na UESPI

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Está acontecendo durante está semana nos dias 17, 18 e 19 (de Novembro) das 14h as 18:30 na Sala de Vídeo da UESPI, a II Semana pela Democratização da Comunicação -DEMOCOM, um evento realizado nacionalmente pelos coletivos da Executiva Nacional de Comunicação (ENECOS) e, em cada estado, com a parceria de entidades sociais locais.


Na programação do evento estão ocorrendo oficinas e mesa redondas, debates onde o tema é Sociedade e Mídia - Quem está no controle? - Controle Social e Direitos Humanos. Assunto referente ao monopólio da comunicação em todo o país. Alguns debates estão sendo ministrados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, pelo Projeto Cajuína e pelo CORDEL.


O objetivo da Semana de DEMOCOM é buscar e ampliar a criticidade de seus participantes frente à problemática da democratização da comunicação, aspecto esse, indispensável para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.


Veja o vídeo de divulgação:





Por : Katylenin França

katylenin@msn.com

I Seminário de Pesquisa em Folkcomunicação da UFPI a partir de amanhã


Acontece amanhã (19), a partir das 8 horas, o I Seminário de Folkcomunicação da Universidade Federal do Piauí. O seminário, que contará com palestras das professoras Dras. Jaqueline Dourado e Zozilena Froz, além do jornalista Luciano Klaus, está sendo organizado pelo COMUM (Grupo de pesquisa em Comunicação, Economia, Política e Diversidade).

O evento ocorrerá no auditório do DMA-CCE. As inscrições podem ser feitas no local com um dos participantes do grupo. Sendo Eles: Thalita (9993-7226), Mariana (8825-1094), Ana Isabel (8816-7084), Marina (9995-8588), Isabela (9461-7867) e Renan (8824-6951).

Saiba Mais:

Folkcomunicação

Matéria - VolverPI

Entrevista com Zozilena Froz


Texto: Wenner Tito
wennertito@hotmail.com

Imagem: Divulgação

Reclama Teresina

Revitalização do centro de Teresina causa divergências de opiniões


Quem passa pelo centro de Teresina aguarda com grande expectativa o resultado das obras de revitalização que transformou o local num imenso canteiro de obras executadas pela Prefeitura Municipal, coordenada pela SDU Norte.

As obras realizadas dividem opiniões da população que habitualmente tem que passar no Centro de Teresina, onde alguns reclamam da demora da execução da obras e dos transtornos causados pela imensa quantidade de poeira. Como é o caso do estudante Carlos Henrique que reclama que a “a poeira está grande e está muito demorado”, ainda o estudante finaliza que as obras deveriam ser concluídas mai rápidas, já os lojistas reclamam dos transtornos causados pelas obras que vem refletindo nas vendas, causando assim prejuízos financeiros em plena véspera de Natal, onde segundo o lojista o Sr. Giovanne Soares, (que não quis expor sua imagem) demonstra sua indignação “estas obras, estão provocando muita poeira, sujando as mercadorias e os clientes não querem comprar, ai prejudica as vendas, sem dizer do barulho que as máquinas fazem, é insuportável”.

Carlos Henrique


A Prefeitura de Teresina após negociação com os comerciários foi decidido que as obras até o dia 30 deste mês estarão sendo paralisadas. Porém ha opiniões contrárias, que se encontram a favor das obras de revitalização, pois alguns populares acham que as obras são necessárias e vão trazer mais benefícios do que malefícios. È o que diz o aposentado Juarez Pires onde ele fala “que as obras estão muito boas, e que é o povo que não reconheci” conclui falando “que tá limpando a rua e que tá ficando uma coisa muito é bonita”. Já na opinião de Vanilucia Lenita Macedo, trabalhadora autônoma, acha que “é bom por um lado porque tá ficando legal, mesmo que por um lado esteja um pouco tumultuado, mais uma hora eles vão parar”

Juarez Pires

Vanilucia Lenita Macedo


A equipe Linha de Notícias entrou em contato com a SDU Norte para saber mais informações sobre a situação da obra de revitalização do centro de Teresina que respondeu em forma de email da seguinte maneira:

Segundo Jéferson Oliveira, engenheiro responsável pela obra, a Rua Simplício Mendes está com mais da metade da área reformada: “Falta apenas os cruzamentos da rua com as outras avenidas. Estes são pontos de grande movimentação de veículos e em seguida o passeio lateral”, declara Jeférson. O engenheiro afirma ainda que os operários estão trabalhando até aos sábados, dia que não está incluso na jornada de trabalho, para garantir mais agilidade na execução da obra.

Abib Salim, Gerente Especial da Área Central da SDU Centro Norte, informa que um acordo firmado entre Prefeitura e lojistas vai paralisar as obras momentaneamente para permitir que as pessoas circulem tranquilamente durante as compras do fim do ano. As obras de revitalização e urbanização prosseguem até o dia 30 de novembro: “A medida visa facilitar a circulação dos teresinenses no Centro para as compras de fim de ano. Nada será paralisado porque todos os esforços serão concentrados na reforma da Praça Rio Branco”, declara. “Passado o período das festas de fim de ano, imediatamente vamos retornar para finalizar as obras de revitalização do Centro, ou seja, no dia 4 de janeiro” disse Jéferson Oliveira, Engenheiro da obra. A Prefeitura de Teresina executa as obras de revitalização do centro com recursos próprios. O valor da obra está orçado em R$ 3,5 milhões.

Saiba mais sobre o assunto aqui

Texto, vídeo e fotos por: Michelly Samia

michellysamia@hotmail.com



Paradas de ônibus de Teresina, são pontos de assaltos

“Em Teresina, o transporte público é decadente, não integrado e as paradas de ônibus totalmente inseguras” essa é opinião de muitos estudantes da Unidade Escolar Estadual Edgard Nogueira, localizado no bairro Saci, zona sul de Teresina.

Dos cerca de 800 mil habitantes de Teresina, é comprovado estatisticamente: mais da metade ainda depende dos ônibus coletivos urbano, o famoso 'buzão', como transporte para casa, trabalho, escola e universidade. Ainda assim um dos maiores problemas de quem depende de ônibus como meio de transporte, não é a demora ou lotação no veículo e sim os perigos durante a espera na parada de ônibus.


De norte a sul, dos bairros mais periféricos ao Centro, em todo canto da cidade tem alguém em uma parada de ônibus e nessas paradas sem nenhuma estrutura que proteja de sol ou chuva, ou pelos menos tenha iluminação é acontecem o maior número de assaltos.


Em uma das paradas mais movimentas do Bairro Saci, localizado na zona sul de Teresina, muitos estudantes, reclamam além das más condições físicas da parada, da falta de iluminação da via, que os deixa a mercê de assaltos. A parada fica ao lado de uma central de entorpecentes, mas de acordo com Amélia Petra, estudante do ensino médio da escola Edgard Nogueira localizada no bairro, ficar na parada de ônibus é um verdadeiro perigo. Em menos em intervalos de 40 minutos ocorrem assaltos no local, onde geralmente encontram-se dois ou três estudantes, passam “homens” em bicicletas ou motos e levam celular e jóias de estudantes e trabalhadores que estão no local.


“Acho muito complicado essa situação, aqui fica ao lado de uma central de entorpecentes, as coisas acontecem com agente aqui, ali tem policial e ninguém faz nada, essa parada é muito escura, e já fui assaltada duas vezes, pior que não dá pra mim pegar ônibus em outro local.” Afirmou Amélia.


Sávio Soares estudante da escolar Unidade Escolar Moacir Madeira Campos, também localizada no bairro saci, afirmou que nesse ponto de ônibus não ficam apenas estudantes do bairro, ali descem do rodoviária circular por exemplo, estudantes das universidades que precisam pegar outro ônibus para chegar em casa, porque o rodoviária não passa em seus bairros, como é o exemplo do bairro lorrival parente, promorar e Angelim, entre outros. Na mesma parada permanecem também trabalhadores, e pessoas idosas.


O maior problema da parada não é apenas a falta de segurança, de acordo com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul - SDU/SUL todos os portes que ficam na parada e na via PI 130 recebem manutenção regular e são fiscalizados para prevenir vandalismos, contudo os lâmpadas são quebradas propositalmente por esses assaltantes para facilitar sua ação.


Texto e foto por: Katylenin França

katylenin@msn.com

Conferência Estadual de Educação, reúne líderanças políticas, professores e estudantes

Aconteceu na manhã desta quarta feira, (18) a Conferência Estadual de Educação, o evento que se estendeu por todo o dia, teve inicio as 8h30 e aconteceu no Centro de Convenções, Espaço 4 do Auditório Cajuína, no Atlantic City Club, contando com a participação do Governador Wellington Dias, o presidente da Assembléia Legislativa do Piauí Temístocles Filho, secretário estadual de Educação e Cultura Antônio José Medeiros, secretária estadual de Administração Regina Sousa e secretário estadual de Segurança Robert Rios, o líder do governo na Assembléia, deputado João de Deus, além de professores e alunos da rede pública de todo o Estado.

A Conferência Estadual, está encerrando um ciclo de 18 eventos municipais e intermunicipais realizados em 11 territórios de desenvolvimento do Piauí. Evento esse que significa a participação dos piauienses em discussões para construção do Sistema Nacional Articulado de Educação, diretrizes e estratégias de ação, um plano para ser implementado de 2011 a 2020.


Para o secretário executivo adjunto do Ministério da Educação e coordenador nacional do evento, Francisco Chagas Fernandes, essa conferência envolve todos os segmentos da sociedade onde será elaborado um sistema em conjunto, onde será possível ver os trabalhos na área da educação em todo país. “O encontro é para conferir os trabalhos que estão sendo feitos na Educação, uma das áreas mais significativas deste país”afirmou.


Já para o secretário de Educação Antonio José Medeiros a conferência é um marco na história da educação brasileira e piauiense que oportunizará um amplo debate sobre a organização e os rumos da Educação Nacional, ligando a sociedade civil e poder público. E segundo o governador Wellington Dias, o grande desafio do estado é casar a educação com o desenvolvimento do estado.


Francisco Chagas Rodrigues, coordenador nacional da conferência


Governador fala que melhoria da educação é um Desafio


Antônio José Medeiros afirma que conferência é um marco


Componentes da mesa de abertura


Estudantes e Professores em fila para credenciamento






Texto e Foto por: Katylenin França

katylenin@msn.com

I Encontro Internacional de Literatura, História e Cultura Africana começa hoje

Acontece logo mais, às 18 e 30, no auditório Mestre Dezinho, na Fundação Cultural Monsenhor Chaves (Rua Elizer Martins, 1426, Centro) a abertura da I Encontro Internacional de Literatura, História e Cultura Africana. O encontro, que conta com participantes vindos de Angola, vai até o dia 20, dia da Consciência Negra. No evento serão debatidas questões referentes à cultura negra.

Confira a programação do evento:

Data: 18/11 – Quarta-feira

17 h - Credenciamento

18h30 - Abertura Oficial do Evento

19 h - Conferência: Escravidão no Piauí na Era Colonial

Conferencista: Prof. Dr. Luiz Mott (UFBA)

20h30 - Performance Poética

Coquetel

19/11 – Quinta-feira

8h30 – CONFERÊNCIA: 150 anos de Úrsula, de Maria Firmina dos Reis

Conferencista: Prof. Dr. Eduardo Assis Duarte (UFMG)

9h30 – Coffee brake

10h às 11h - MESA REDONDA

História da Escravidão no Piauí

Prof. Dr. Solimar Lima (UFPI)

Prof. Ms. Alcebíades Costa Filho (UESPI)

Prof. Ms. Antonio Fonseca Neto (UFPI)

11h às 12h – MESA REDONDA

Literatura, Cultura e Narrativas Afrodescendentes

Prof. Dr. Elio Ferreira de Souza (UESPI)

Profa. Dra. Socorro Magalhães (UESPI)

Prof. Dr. Feliciano Bezerra (UESPI)

14h às 16h – COMUNICAÇÕES e PÔSTER

16h às 18h – CONFERÊNCIA: Diáspora Africana nas Américas

Prof. Dr. Francis Musa Boakari (UFPI – Príncipe de Serra Leoa)

18h30 - CONFERÊNCIA: Cadernos Negros: 31 anos de Literatura Afrobrasileira:

poemas, contos e ensaios

Conferencista: Esmeralda Ribeiro – Escritora e Editora dos Cadernos Negros – Quilomhoje

(São Paulo)

20h - ATIVIDADE CULTURAL

Lançamento de livros e revistas

Roda de Poesia & Tambores

Show musical

20/11 – Sexta-feira

8h30 - CONFERÊNCIA: Literatura Contemporânea de Angola

Conferencista: Isabel Ferreira – Romancista Angolana

9h30 – Coffee brake

10h às 12h - MESA REDONDA

Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 – Educação: perspectivas para os estudos de História,

Literatura e Cultura Afrodescendentes no Ensino Básico

Prof. Ms. Antônio José Medeiros - Secretário de Estadual de Educação – SEDUC - PI

Prof. Dr. Washington Bonfim – Secretário Municipal de Educação – SEMEC/Teresina

Prof. Dr. Ana Beatriz – Pesquisadora e Coordenadora de Projeto da Rede de Educação para a

Diversidade; Membro do IFARADÁ/ UFPI

Vereadora Rosário Bezerra – Câmara Municipal de Teresina

Halda Sousa – Setor de Diversidade da Coordenadoria de Direitos Humanos e Diversidade –

PI

Prof. Cláudio Rodrigues de Melo – Professor da UESPI e membro do NEPA/UESPI

14h às 16h – MESA REDONDA

Literatura, Gênero e Afrodescendência

Prof. Dra. Algemira de Macedo Mendes

Prof. Ms. Assunção de Maria Sousa e Silva

Isabel Ferreira – Escritora de Angolana

Míriam Alves – Escritora brasileira - Cadernos Negros – São Paulo

16h às 18h– MESA REDONDA

Religiões de Matriz Africana

Prof. Dra. Francisca Verônica Cavalcante – Pesquisadora/ UFPI

Prof. Dr. José Bispo Cruz de Miranda – Diretor CCECA -UESPI

Prof. Ms.Ernâni Getirana de Lima – Pesquisador / UESPI – Pedro II

19h - ENCERRAMENTO: 20 DE NOVEMBRO – VIVA ZUMBI DOS PALMARES!