2 de novembro. Dia dos Finados. Momento de prestar homenagem aos já falecidos. As pessoas, nesta data, fazem menção à memória dos mortos. Dia de celebração religiosa.
O culto aos mortos é uma das práticas mais antigas da humanidade. De início, faziam parte das celebrações da agricultura e da fertilidade. Os mortos eram como sementes, e por isso eram enterrados, na espera da ressurreição.
O dia dos finados, através da Igreja Católica, fazia referencia à relação entre mortos e vivos. Tanto o religioso, como o pagão, adotaram a prática.
Cronologia - Dia dos Finados
No século I, os cristãos rezavam para os mortos em seus túmulos, mas apenas aos mártires.
Já no século V, a Igreja utilizava um dia do ano para rezar por todos os mortos.
No século X, a Igreja Católica dedicou um dia oficial para os mortos (Dia de Finados).
No século XIII, a data passou a ser celebrada no dia 2 de novembro, já que no dia 1º de novembro é comemorada a festa de Todos os Santos.
Hoje, as pessoas levam flores aos túmulos e participam dos eventos religiosos.
Dia de Todos-os-Santos
O dia de Todos-os-Santos é comemorado em respeito aos santos e mártires, reconhecidos ou não. A Igreja Católica celebra a Festa de Todos-os-Santos em 1 de novembro seguida pelo dia dos Finados, 2 de novembro.
A Igreja Ordotoxa realiza a comemoração no primeiro domingo depois do Pentecostes, encerrando a época litúrgica da Páscoa.
Texto : Joaquim Camilo
Logan15--@hotmail.com
Imagem : obraspostumas.com
0 comments
Postar um comentário