A.F GALVÃO: UM GUITARRISTA SOBRENATURAL

quarta-feira, 14 de outubro de 2009


Quem o vê pela primeira vez, surpreende-se com o talento de tocar música instrumental de maneira tão sobrenatural. Estou falando de A.F Galvão, o melhor guitarrista do nordeste.

Nascido no interior de sete cidades, ele já marcou história quando nasceu em 18 de setembro de 1971. Porque o dia do seu nascimento é memoravelmente o dia em que o melhor guitarrista de todos os tempos, Jimi Hendrix, morreu em 18 de setembro de 1970.

Ainda pequeno, veio a Teresina com sua família, passaram por várias dificuldades e seu pai, Antônio, o entregou a uma outra família. Ele não entendeu a atitude do seu pai na época, mas hoje entende que as dificuldades do passado, influenciaram para a sua carreira hoje.

Uma das suas músicas mais conhecidas e bem elaboradas foi “Marcha do Camelo”. Através dessa composição, ele ganhou o festival chapada do corisco. É interessante falar nessa música, porque ela durou quase três anos para ser feita. “Foi em um momento em que eu era muito isolado, estudava muito. Eu era muito tímido”, afirmou Galvão.

A música “Amor Perdido” foi feita, quando o seu cachorro faleceu. Ele deixou pra esse grande guitarrista muitas lembranças. “Eu compus essa música em uma noite, porque um cachorro pra mim, é como um amigo é como um filho”. A música também fará parte de seu primeiro Cd, inédito, composto por 10 músicas e será lançado em breve.

Apesar de gostar de música regional, A.F Galvão prefere uma música estrangeira. “Eu não quero ser como os outros. Eu não quero ser como Jimi Hendrix. Nem como Steve Vai. Eu quero ser apenas A.F Galvão”. As músicas elaboradas por ele têm como objetivo serem conhecidas a nível mundial. Porque além de serem bem feitas, são complexas. Porque tem o seu choro e a sua alegria. E assim, os jovens, segundo ele, são incentivados a ouvirem algo fora do padrão regional. E isso desperta a curiosidade dos mesmos.

Há 15 anos atrás sofreu um acidente de carro e atingiu seu braço esquerdo, mas logo se recuperou. Para Galvão, o seu trabalho é bem reconhecido pelos jovens teresinenses, mas infelizmente, 30 % desses não o conhecem, por não verem seu trabalho divulgado.

“O meu sonho é montar uma clinica veterinária. Desde criança, tive esse sonho. Porque minha mãe sempre me criou com animais. Eu sou animal”.

A.F Galvão é uma lenda viva para o Piauí. Porque ele compõe as músicas como algo abstrato, que lembram as suas expectativas do dia-a-dia. Porque ele cria um mundo ilusionista. E toca sobrenaturalmente bem.

Texto e Foto : Thais Alencar ( Colaboradora do Linha de Notícias )

taysarqueo@hotmail.com

2 comentários

Anônimo disse...

muito bom! espero que este post desperte o interesse dos "guitarristas" e musicos em geral da cidade para conhcer ele como musico e a pessoa que ele é.

O Cara é um Verdadeiro Alquimista,
ele Conhece a Alma do Mundo. =)

Cowboy...

14 de outubro de 2009 às 01:30
Anônimo disse...

O Galvão é foda! Tem q mandar ele pros EUA, rs... Ele é o cara!

16 de outubro de 2009 às 12:23

Postar um comentário