Homenagem a H.Dobal acontece nessa sexta (16) no Teatro João Paulo II

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Em 16 de outubro de 1927 nascia, no Piauí, Hindemburgo Dobal Teixeira, um dos maiores poetas do estado, respeitado em todo o Brasil.

O poeta será homenageado através do projeto “Tapete para Dobal”, organizado pela Prefeitura de Teresina e Fundação de Cultura Monsenhor Chaves. O evento acontece no Teatro João Paulo II e contará com a leitura e encenação de poemas por membros das oficinas do núcleo teatral.

Nessa sexta (16), além das apresentações, acontece a partir das 19 horas a exibição do filme “Um homem particular”, com direção do cineasta piauiense Douglas Machado. O documentário é esclarecedor e revela o amor do poeta por sua terra. Recupera, pelas confissões despojadas do poeta sobre a vida do homem e o Piauí, um tempo perdido na memória.


O Poeta
Hindemburgo Dobal Teixeira nasceu em Teresina em 1927. Poeta, cronista e Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí. Curso secundário no antigo Liceu. Bacharelou-se em Direito na turma de 1952 da Faculdade de Direito do Piauí, tendo sido o orador. Diretor da Revista Meridiano, figura líder da geração vanguardista, tornou-se um poeta respeitado no Brasil inteiro. Fez concurso para Fiscal do Imposto de Consumo do Ministério da Fazenda; membro do Conselho de Contribuintes e professor da Escola Superior de Legislação Fazendária, em Brasília. No Governo Médici, fez parte da comissão que reestruturou todo o sistema tributário nacional. Posteriormente, comissionado pelo Ministério da Fazenda, fez cursos e estágios em Londres e Berlim, sendo um dos mais brilhantes e competentes técnicos em legislação e Técnica Fazendária no país. Membro da Academia Brasiliense de Letras. Em 1969 Hindemburgo Dobal Teixeira ganhava, com O Dia Sem Presságios, o Prêmio Jorge de Lima (poesia) do Instituto Nacional do Livro. Mas nem sempre a obra premiada é o melhor instante do escritor. "O Tempo Conseqüente", editado em 1966, é ainda o melhor momento da poesia deste notável poeta. Um dos grandes poetas contemporâneos da Literatura de Língua Portuguesa. H. Dobal é um poeta. Mais que isso. É um grande poeta que consegue, da sua pobre província, ver o mundo. O poeta é universal sem sair da sua aldeia pobre e carente. Sua poesia é um reflexo de sua poderosa visão do homem e sua condição precária. É um poeta totalmente comprometido com a realidade social. Usa a linguagem sem clichês e artifícios. É direto, simples, conciso, substantivo, objetivo, lacônico. A história literária do Piauí passa pela poesia de H. Dobal. É uma poesia de linguagem simples e produtiva. É dono de uma linguagem criadora.



Obra


O Tempo Conseqüente -(estréia, 1966).

O Dia Sem Presságios (1970)

A Viagem Imperfeita (1973)

A Província Deserta (1974)

A Serra das Confusões (1978)

A Cidade Substituída (1978)

Os Signos e as Siglas (1986)

Uma Antologia Provisória (1988)

Cantiga de Folhas (1989)

Roteiro Sentimental e Pitoresco de Teresina (1992)

Ephemera (1995)

Grandeza e Glória nos Letreiros de Teresina (1997)

Lírica (2000)

Um Homem Particular (contos -1987, Coleção Contar, vol.4, 2002).

Gleba de Ausentes-Uma antologia provisórial 2002 - ano do sesquicentenário de Teresina




Poesia


A Morte

A morte aparece

sem fazer ruído.

Senta-se num canto

fica indiferente

com seu ar de calma

absoluta.

Mira longamente

o quarto o retrato

a cama os remédios

postos entre os livros

sobre a mesa escura.

Depois se levanta

sem nenhuma pressa

sem impaciência

retorna ao seu mundo

a morte, de gestos

claros e serenos.





Texto : Joaquim Camilo

Logan15--@hotmail.com



0 comments

Postar um comentário