Quadro Reclama Teresina

terça-feira, 27 de outubro de 2009

No quadro de hoje temos como matéria, as reclamações feitas sobre os incômodos que os terrenos baldios trazem.

Um perigo a mais para população


Terreno baldio em plena Avenida beneditinos


O crescimento de terrenos baldios vem causando muitos transtornos para população teresinense, atraves do acumulo de lixo, de vegetação alta, entulhos, e com o despejo de animais mortos que provocam mau cheiro, causando assim muito incômodo aos vizinhos dessas áreas. Além destes problemas ainda ha muitas reclamações devido aos marginais que usam da vegetação alta para consumirem e guardarem produtos de roubos nestes locais.


Vegetação alta, e um murro deteriorado

Como se não bastasse estes problemas, os terrenos baldios tornam-se um perigo para a população, pois a quantidade de lixos acumuladas tornam-se grandes proliferadores de doenças e epidemias como no caso da dengue, que atraves das chuvas aumentam a facilidade de procriação do mosquito aedes aegypte, pois possuem o acumulo de água parada, tornando o ponto ideal para se reproduzam.
Como já mencionado outro grande problema enfrentado pelas pessoas que residem próximo a estes locais é a “desova” de animais mortos, que alem de provocarem uma insuportável fedentina, atrai outros animais para os locais, como urubus e ratos que procuram se alimentar dos restos, trazendo junto com eles inumeras doenças maleficiosas ao ser humano.
A SDU órgão responsável pela vistoria desses terrenos, recebe em média 60 reclamações mensais, da população teresinense, onde essas são feitas através da vigilância sanitária, do Fala Teresina, ou até mesmo de vizinhos que ligam ou vão pessoalmente fazer a reclamação nas próprias SDU's, veja abaixo a localização.
Após as reclamações é dirigida ao local um fiscal que vai até o terreno e havendo irregularidades como, muro deteriorado, e o acumulo de lixos, ele o notifica dando-lhe um prazo que pode variar de 03 á 90 dias dependendo do caso do terreno, se o mesmo não regularizar a situação, é aplicado-lhe uma multa que pode a chegar ao valor de 1.000.00 reais, por cada notificação.


O acúmulo de lixo encontrado nos terrenos

A responsabilidade da limpeza dos terrenos baldios conforme o código de postura do município é do proprietário, então alem da limpeza promovida pela prefeitura nos terrenos, é necessário que haja a compreensão dos proprietários murando estes locais, e colocando a placa “é proibido jogar lixo” evitando assim o crescimento do uso de terrenos como deposito de lixo e diversos, também é importante que a população se eduque e tenha consciência para que não jogue lixos nesses terrenos, evitando assim um malefício para si e para toda população.


Contatos para reclamações;

SDU- 3215-7661/3215-7664/3215-7669


Exibir mapa ampliado
Localização da SDU-SUL


Fala Teresina: 3215-7660/ 3216-3132 ou para enviar sua reclamação por email clique aqui

Fotos e texto por: Michelly Samia
michellysamia@hotmail.com



0 comments

Postar um comentário