Movimento Espírita no Piauí

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

No Piauí, as atividades espíritas são organizadas pela FEPI – Federação Espírita Piauiense, que desenvolve atividades próprias e orienta as atividades dos outros centros, que são em torno de 50, espalhados pela capital e pelo interior. Na sede da Federação, são realizadas várias atividades como grupos específicos para jovens e idosos, além de palestras, estudos, evangelização e atendimentos pessoais.

Segundo Maria de Jesus Silva, coordenadora das atividades do centro, muitas pessoas procuram o centro para encontrar resposta para seus problemas, que vão desde problemas pessoais até mesmo a doenças. Estas pessoas são atendidas no acompanhamento fraterno, onde elas serão ouvidas e aconselhadas. Mas Maria de Jesus ressalva: “o objetivo do acompanhamento fraterno não é resolver os problemas das pessoas. Nós a aconselhamos segundo a doutrina espírita, mas só ela mesmo pode resolver seus problemas”.

A grande maioria das pessoas que buscam o atendimento fraterno vão também atrás do passe. O passe, segundo as palavras da coordenadora, é uma transmissão de energia. Segundo o espiritismo, cada pessoa possui uma energia interior, e a falta ou desorganização dessa energias podem causar problemas para uma pessoa.Assim, o passe serve para a organização dessa pessoa, que é uma forma de praticar a caridade, uma das bandeiras do espiritismo.

Embora a federação também realize algumas atividades sociais, essa função é mais desenvolvida nos centros espalhados por Teresina e pelo resto do estado (veja mais, clique aqui). Atividades como doações de alimentos, roupas e outras necessidades básicas são comuns nos centros espíritas, seguindo a máxima da doutrina que diz: Fora da caridade não há salvação.

Para divulgação da doutrina espírita, são realizadas palestras e estudos. As palestras são realizadas nas quartas, sextas e domingos, são abertas ao público e abordam temas corriqueiros sob a ótica espírita. Nos estudos, a pessoa interessada faz uma matrícula e começa a freqüentar os grupos, que vão desde o básico até o avançado, onde o espiritismo é estudado nas suas três esferas: religiosa, filosófica e científica.

Todas das atividades realizadas na federação são gratuitas. A organização se mantém a partir das vendas da livraria, localizada na própria sede, e das parcelas dos sócios. Mas Maria de Jesus ressalva: “não é preciso se associar para participar das atividades realizadas aqui. Você só se associa se quiser”.


Grupo de Espíritas estudando os fenômenos da mediunidade

Federação Espírita Piauiense:

Rua Olavo Bilac, 1394
Teresina – Centro
Tel: (86) 3221-2500

Links interessantes:


Relação das Casas Espíritas em Teresina

Relação das Casas Espíritas no interior do estado


Federação Espírita Brasileira


Matéria anterior sobre espiritismo

0 comments

Postar um comentário