Seu Antonio “do Quebra-Queixo” vende doce há 59 anos

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

São essenciais, em 251 anos de história, personagens característicos do nosso Estado. Figuras que, de tão obstinadas pelo trabalho, fazem nós, piauienses, sentirmos orgulho de nossa gente. Antonio Ângelo é um deles. Homem que dedicou 59, dos 79 anos de idade, à venda do “Quebra-Queixo”. O doce de seu Antonio, uma espécie de caramelo misturado com coco ralado, é famoso por onde passa e ainda conta com uma receita especial. Com bom humor e simpatia, ele revela que, além de muita boa vontade, o segredo está na medida certa de ácido cítrico adicionado.


Conta que durante toda sua vida se dedicou a tal atividade. Diz sentir orgulho e prazer todas as tardes que sai com sua maleta repleta de Quebra-Queixo a ser vendido nas ruas do Bairro Vermelha, local onde reside. “Minha vida toda trabalhei assim. Amo minha profissão. Tudo que consegui foi através dele, do Quebra-Queixo”. Seu Antonio fala que quase nunca retorna para casa sem ter vendido todo o doce do dia. Em tantos anos de profissão, fez amigos e se tornou conhecido por toda a Zona Sul da cidade.


A identidade do vendedor é seu grito. Sempre que anda pelas ruas vendendo a guloseima, ele grita “Opa! Olha o Quebra-Queixo... Opa!”. Sua marca registrada funciona como um aviso para os clientes. É o anuncio de que o doce está por perto. Questionado sobre as dificuldades do seu trabalho, seu Antonio relata que no passado as coisas eram melhores, não havia tanta violência. Na única tentativa de assalto que sofreu, além de se utilizar de toda sua sabedoria e perspicácia, contou com a ajuda de um velho amigo, companheiro de muitos anos. “Enquanto eu distraia os dois oferecendo meu Quebra-Queixo, o Carlinhos puxou seu facão e deu dois “banhos” em um, enquanto o outro corria”.


O bom vendedor da Vermelha encontra na simplicidade do seu trabalho a medida certa de uma vida digna e feliz. Seu Antonio “do Quebra-Queixo” diz que o que mais deseja é ter mais 50 anos de profissão e vender muito doce para as gerações que virão. Sua maior satisfação é viver com muita honestidade e fazer o que mais ama: vender Quebra-Queixo.



Vendendo o Quebra-Queixo



Dicas do seu Antonio


Texto, fotos e vídeos : Joaquim Camilo
Logan15--@hotmail.com


1 comment

Márcia Moreira disse...

Conheço Seu Antônio Quebra- queixo desde minha infância. Cresci comendo seu doce, eu e minhas irmãs. Meus sobrinhos e sobrinhos-netos atualmente adoram esse doce especial. Parabéns seu Antônio, que Deus lhe conceda mais 50 anos nessa profissão que para o senhor é mais que lazer.

24 de julho de 2020 às 11:21

Postar um comentário