Coordenadora de Centro Espírita fala sobre a doutrina e as obras do centro

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A equipe do Linha de Notícias conversou com Maria de Jesus Silva, coordenadora das atividades da Federação Espírita. Ela fala um pouco sobre a doutrina espírita e sobre as atividades do centro. Confira:

LN - O que as pessoas procuram aqui na federação espírita?

MJ - Aqui nós fazemos muitos tipos de atividades, mas a mais procurada é o atendimento fraterno, que geralmente leva ao atendimento pelo passe. São em torno de 30 ou 40 pessoas que atendemos aqui por semana. No atendimento fraterno, nós ouvimos a pessoa e buscamos orientá-la dentro da doutrina espírita, para que ela possa alcançar a solução para o seu problema. Quando essa pessoa tem um problema espiritual, nós fazemos o atendimento pelo passe, que é uma transferência de energia. Todos nós temos uma energia, chamada energia magnética, e que nós podemos doar. Então, no passe nós ajudamos a reorganizar essa energia. Isto ajuda a pessoa em várias esferas da sua vida, como emocional, espiritual e até física. Não é que o passe vá curar sempre, embora isso possa acontecer, mas, com as energias de uma pessoa bem organizadas, até o remédio passa a atuar melhor.

LN - Qual a necessidade do estudo do espiritismo?

MJ - Aqui nós temo um estudo completo da doutrina espírita, composto por 3 módulos, sendo que um módulo leva quase 2 anos. Não é um estudo aprofundado, mas dá uma visão geral da doutrina. Porque às vezes a pessoa quer ser espírita, mas não sabe por onde começar. Ser espírita não é como ser católico, evangélico, budista, etc. A proposta do espiritismo é que você seja um espírita consciente. Então, para ser espírita você vai começar estudando, para saber realmente o que é espiritismo, se é isso que você quer. A proposta do espiritismo não é tornar a pessoa espírita. Ela fica se ela quiser. Mas a proposta é ajudar na construção do homem de bem, porque os ensinos espíritas conduzem forçosamente ao caminho de um homem de bem. Esse é um homem que entenda a proposta do mestre, que foi uma proposta de mudança interior.

LN - Fale sobre a mediunidade

MJ - O estudo da mediunidade são pessoas que são portadoras de sensibilidade, que querem entender os fenômenos que acontecem com elas, como ver vultos, ouvir vozes, sentir presenças, etc. Aqui elas vão estudar, conhecer o que é mediunidade e como é que se pratica. A mediunidade é uma ciência. Não é uma ciência que trata das coisas materiais, mas trata dos fenômenos espirituais. Se você vê multo, o máximo que a ciência, no caso a psiquiatria, vai dizer é que você ta pertubado, ta com algum problema, nervosismo, etc. Pro espiritismo, pode ser que seja isso, mas também pode se tratar de um caso de mediunidade. Então, aqui você vai aprender a controlar, educar e saber como utilizar isso. É importante ter conhecimento sobre isso para não confundir com outras coisas. Por exemplo: uma intuição muito forte pode ser um caso de mediunidade, mas pode ser que não. Só há mediunidade quando há intercâmbio, ou seja, interferência de um espírito. Mediunidade significa meio, ou seja, é o meio que a espiritualidade se utiliza
para se comunicar. Então, todo sensitivo é médiun, mas ele pode ter momentos que não sejam mediúnicos, que seja uma característica dele.

LN - Vêm muitas crianças e jovens aqui?

MJ - Sim, principalmente no domingo. Aqui nós temos estudos para crianças a partir de 3 anos. Os católicos levam seus filhos para a igreja deles, os evangélicos também, e da mesma forma os espíritas trazem seus filhos para cá. Enquanto os pais estudam numa sala, as crianças e jovens estudam o mesmo tema com os monitores em outras salas. Isso ajuda para que eles dialoguem sobre o assunto quando chegarem em casa. Além disso, nós também temos outras atividades para eles, como oficinas de arte.

LN - Como se mantém essa estrutura?

MJ - É difícil, porque aqui você tem uma grande estrutra, e gasta água, luz internet, etc. E nós não recebemos doações de ninguém, o nosso objetivo é se manter. Atualmente, nós fazemos isso com a livraria, onde nós vendemos livros espíritas, e através dos sócios. Mas esses nem são muitos, já que não é obrigatório se associar.

LN - Existem divisões no espiritismo?

MJ - Não. Só existe um espiritismo que foi codificado por Alan Kardec. Às vezes você um centro de Umbanda e ta lá: Centro Espírita de Umbanda. Mas aquilo não é espiritismo. Não é nenhum preconceito contra os umbandistas, mas o umbandismo é um misticismo religioso. Eles pegaram um pouco do espiritismo, como por exemplo a reencarnação, que eles também acreditam, mas também tem os santos da igreja católica, tem um pouco da África, então não é espiritismo.

0 comments

Postar um comentário