Oficina discute sobre o enfretamento de Doença na Pessoa Idosa

sexta-feira, 16 de outubro de 2009


Foi realizado no Hotel Cabana, localizado na BR 343, KM 2, no Bairro Lourival Parente, a Oficina de Construção do Plano Estadual para o enfrentamento de Doenças na Pessoa Idosa. Iniciada no dia 14 e com o termino no dia 16 de outubro, a oficina visa construir um plano de prevenção, diagnostico e tratamento da osteoporose na ocorrência de queda e fraturas nas pessoas idosas, organizada pela Secretaria Estadual de Saúde – SESAPI.

Na abertura do evento (14) o foco foi abordagem de Doenças Transmissíveis entre os idosos, onde foram vistos desde a política até as estratégias de enfrentamento às doenças transmissíveis, como a Hepatite, Hanseníase, Tuberculose e DST.

Já no segundo dia (15) o foco das discussões esteve direcionado a abordagem sobre a Gestão da Política de Saúde da Pessoa Idosa, onde os participantes dialogaram sobre as estratégias de Assistência Humanizadas à Pessoa Idosa.

No entanto, nesta sexta (16), as abordagens das discussões estavam voltadas a um dos principais problemas enfrentados pelos idosos e o principal foco da oficina, que é Osteoporose, Quedas e Fraturas, onde foram amplamente discutidos, sobre a Política Nacional de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, e os problemas geradores dos acidentes entre os mesmos, como a Instabilidade postural. Além de serem discutidos temas como Prevenção e Tratamento da Osteoporose.

O evento contou com vários palestrantes, entre eles Henrique Mota, representante do Comitê Assessor para Osteoporose, Quedas e Fraturas do Ministério da Saúde, que tratou sobre os Temas do “Impacto da Fratura na Pessoa Idosa” e “Prevenção e Tratamento da Osteoporose”.
A Oficina ainda contou, com a participação de profissionais e gestores da saúde, que era o público alvo do evento.

A Coordenadora Estadual de Saúde da Pessoa Idosa, Norma Sueli Marques, comentou ao Linha de Noticias, sobre a objetivo desta oficina; “este tema, é por ser o mais freqüentes da 3º idade, com o objetivo de apenas não mostrar o problema, mais também as causas e conseqüências”. Possuindo o ainda o evento, a características de debater formas de se lidar com estes problemas, através de possíveis soluções e prevenções como já abordados.

Um dos temas de maior destaque foi a importância de prevenir as quedas entre os idosos, pois conforme dados do Ministério da Saúde, em 2007 a taxa de internção hospitalar em pessoas idosas por fratura de fêmur foi de 8,43%, onde dentre os agravos estão as quedas, onde são mais comuns entre os idosos com mais de 80 anos, do sexo feminino e sedentárias, ocorrendo a maioria das quedas em casa (70%), geralmente durante o desempenho das atividades cotidianas, como ir ao banheiro, e descer escadas (10%).

Algumas medidas podem prevenir a queda dos idosos, como ingerir alimentos ricos em cálcio e vitaminas D (leite e derivados); evitar o consumo excessivo de álcool e usar sapatos antiderrapantes.

Ainda destacou que as agressões intra-familiar, geralmente identificada pelas agressões físicas, também fazem parte das causas da queda no domicilio.

Saiba mais aqui mais sobre o assunto Osteoporose

Por: Michelly Samia
michellysamia@hotmail.com

0 comments

Postar um comentário