Espiritismo: as verdades a serem ditas

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

São comuns pessoas que ainda tem algum receio ou mesmo medo da prática espírita. Pensam se tratar da comunicação com espíritos do mal ou fantasmas. A falta de informação afasta o Espiritismo, como doutrina, da população. Muitos o classificam como uma religião que tem como objetivo possuir um número crescente de fieis e seguidores. O Espiritismo não tem corpo sacerdotal e não impõe os seus princípios. A Ciência, a Filosofia e a Religião constituem o triângulo sobre o qual a Doutrina Espírita assenta as próprias bases.

O que é Espiritismo?

O Espiritismo consiste no conjunto de princípios e leis, contidos nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. Allan Kardec o define, ao mesmo tempo, como uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos. Como filosofia, ele compreende todas as conseqüências morais que decorrem dessas relações. Por tanto, o Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e da destinação dos espíritos, e das suas relações com o mundo corporal.

Allan Kardec

O marco inicial do Espiritismo data de 18 de abril de 1857, com o lançamento da obra “Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, o codificador do Espiritismo. Desde muito cedo, na juventude , Kardec, nascido em 3 de outubro de 1804, em Lyon, na França, já apresentava uma grande preocupação com a educação social. Lecionou diversas disciplinas e expandiu os métodos pedagógicos de seu mestre, Pestalozzi. Reformulou o ensino francês com suas obras. Dedicou sua vida a educação. Somente aos 50 anos de idade teve contato com os fenômenos mediúnicos. Com sua sabedoria única e genial, percebeu que, por trás dos fenômenos presenciados, se escondiam inúmeras respostas para problemas existenciais. A parti dali, estruturou uma ciência filosófica experimental de caráter espiritualista, pautada na composição moral de princípios sociais. Foi além. Desenvolveu uma filosofia científica denominada de Espiritismo, com terminologia própria, referente aos fenômenos mediúnicos. Fundamentou um método conhecido como kardecismo, inserindo essa composição cultural científica no contexto da França e do Mundo no ano de 1857, com a publicação de “Livro dos Espíritos”.

Pensamento de Allan Kardec

Segundo Allan Kardec, o Espiritismo é, antes de tudo, uma ciência e não se ocupa com questões dogmáticas. Essa ciência tem conseqüências morais como todas as ciências filosóficas. Algumas pessoas estão equivocadas sobre o verdadeiro caráter do Espiritismo. A finalidade divina do Espiritismo é a iluminação dos sentimentos, na melhoria das características morais do homem. Espiritismo é um corpo de princípios morais, objetivando a libertação da alma humana para a Vida Maior. Desvendando conhecimentos novos à Humanidade, o Espiritismo incorpora ao patrimônio mental valiosas informações sobre a vida imperecível, indicando a nossa posição de espíritos imortais em temporário aprendizado nas classes da raça, da nação e do grupo consangüíneo a que transitoriamente pertencemos na Terra. A Ciência, a Filosofia e a Religião estruturam a base da doutrina espírita. A ciência indaga, a filosofia conclui e o evangelho ilumina. "O Espiritismo toca em todos os ramos da filosofia, da metafísica, da psicologia e da moral. É um campo imenso que não se pode percorrer em algumas horas. Ora, compreendeis, que me seria materialmente impossível repetir de viva voz, e a cada um em particular, tudo o que escrevi sobre esse assunto para uso geral. Em uma séria leitura prévia, encontrar-se-á, aliás, a resposta à maioria das perguntas que vêm, naturalmente, ao pensamento." Palavras de Kardec.

Prática espírita

Assim como toda e qualquer ciência filosófica, o Espiritismo possui ensinamentos e princípios extraídos da observação espiritual e social. Os pontos fundamentais da doutrina espírita dizem respeito à existência de Deus, como inteligência suprema e causa eterna de todas as coisas (eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom), e a existência de um mundo corporal, habitação dos espíritos encarnados (homens), e de um mundo espiritual, habitação dos espíritos desencarnados. Toda e qualquer prática espírita é gratuita. Ela é aquela pautada nos princípios espíritas e na moral cristã. A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é um dom que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da diretriz doutrinária de vida que adote. O Espiritismo respeita todas as religiões, valoriza todos os esforços para a evolução social e prática do bem.

O Espiritismo no Brasil

O primeiro centro espírita do Brasil foi o Grupo Familiar de Espiritismo, fundado em 17 de setembro de 1865, na cidade de Salvador, Bahia, por Luis Olímpio Teles de Meneses. Em 1866, Olímpio publica “Espiritismo – Introdução ao Estudo e Doutrina Espírita” contendo trechos do “Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec. No livro, Luis Olimpio defende a doutrina espírita dos ataques da igreja católica na época. "O Espiritismo tem de passar por provas rudes, e nelas Deus reconhecerá sua coragem, sua firmeza e sua perseverança. Os que se ausentam por um simples temor, ou por uma decepção, assemelham-se a soldados que somente são corajosos em tempo de paz, mas que, ao primeiro tiro, abandonam as armas",afirma na obra. O mais conhecido espírita do Brasil, considerado o médium do século e maior psicógrafo de todos os tempos, foi Chico Xavier. Nascido em Pedro Leopoldo, pequena cidade do estado de Minas Gerais, Brasil, no dia 2 de Abril de 1910, Francisco Cândido Xavier psicografou quatrocentos e doze livros. Não admitiu ser o autor de nenhum deles. Apenas escrevia o que era ditado pelos espíritos. Chico é bastante lembrado pela obra social que fazia. Ajudava pessoas pobres com o dinheiro da venda de seus livros.

Confiram, ao longo do dia, mais matérias sobre Espiritismo no Linha de Notícias


Texto : Joaquim Camilo

Logan15--@hotmail.com

0 comments

Postar um comentário