Ele voltou !!!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009


Na madrugada do próximo domingo dia (18), às 00:00 hs, terá inicio o horário de verão nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Os relógios deverão ser adiantados em 1 hora.

O horário de verão criado desde 1932 tem por objetivo economizar energia, aproveitando melhor a luz do sol com à chegada do verão, onde os dias se tornam maiores devido a posição do sol em relação à terra.

Com isto, reduzindo o consumo entre os horários de 18 h às 20hs, no conhecido horário de “pico”, onde ao ser aproveitado uma hora da luz solar no que seria 17hs, ocorrerá conforme dados do Ministério de Minas e Energia uma estimativa de economia de 5% no consumo de energia nestes Estados, o que é muito comemorado devido à redução de gastos com a produção de energia elétrica.

Segundo o Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, a edição de 2008/2009 gerou uma economia no País de aproximadamente 4 bilhões de reais.

Está previsto o fim do horário de verão para às 00:00hs do dia 21 de fevereiro de 2010. No Piauí, a mudança no horário afetará as pessoas que necessitam fazer transações bancarias, pois os bancos irão antecipar em uma hora sua abertura e fechamento, onde funcionarão de 9:00 hs às 15:00 hs. Devendo também ter cuidado as pessoas que dependem do horário de Brasília, por exemplo, para pegar vôos. A exceção será o vôo Teresina-Fortaleza marcado para às 00h10 do dia 19 de outubro. De acordo com a TAM, empresa responsável pelo trajeto, esse vôo permanece às 00h10 no horário local.


Por: Michelly Samia

0 comments

Postar um comentário