A História Piauiense

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Ao logo de tantos anos de história, o Piauí, inegavelmente, se tornou único. Um estado dividido entre riquezas naturais poéticas, diversidade cultural e problemas sócio-econômicos históricos. Um estado feito por Piauienses. Gente humilde e trabalhadora, que busca na honestidade a alegria de viver. Gente que, em meio a tantas dificuldades, ainda encontra motivos para sorrir.

Da Colonização a Independência

Mesmo depois do descobrimento do Brasil, o Piauí ainda passou muito tempo no esquecimento. Era habitado por inúmeros grupos indígenas (Acroás, Anapurus, Araiozes, Aranhis, Aruás, Cariris, Guanarés, Gueguês, Jaicós, Pimenteiras, Potiguaras, Potis, Tabajaras, Tacarijus, Timbiras, Tremembés e Xerentes) graças à existência do Rio Parnaíba e seus diversos afluentes. O nome “Piauí” é uma herança destas tribos. Significa ,na língua nativa, “rio de piaus (tipo de peixe)”.

O processo de colonização teve uma figura fundamental para seu desenvolvimento: Domingo Jorge Velho. O bandeirante paulista penetrou no interior do estado, explorou o território, iniciou o cultivo da terra e a prática da pecuária. Além destas atividades, foi responsável, sozinho, pela extinção, quase completa (concretizada mais tarde), de toda a população indígena piauiense.

Pouco tempo depois foi a vez de Domingo Afonso Mafrense. Fundou a fazenda Cabrobó, às margens do riacho da Mocha. A fazenda se tornaria um povoado, que mais tarde seria a Vila da Mocha. A vila se tornaria, algum tempo depois, a cidade de Oeiras.

A pecuária foi peça fundamental na ocupação do território piauiense. Na segunda metade do século XVII, a carne de gado , assim como o couro, era comercializada por toda a região em um rico e próspero comércio.

Parnaíba foi a primeira vila a ingressar no movimento independente do Piauí. Em 19 de outubro de 1822, foi proclamada a independência por Simplício Dias da Silva, João Cândido de Deus e Silva, Domingos Dias. O Piauí ainda ficou sobre domínio português até 24 de janeiro de 1823, quando ,em Oeiras, o Brigadeiro Manoel de Sousa Martins declarou o estado independente.

Em 13 de março de 1823, foi travada a mais sangrenta batalha entre brasileiros e portugueses pela independência nacional. Na batalha do jenipapo, morreram centenas de piauienses e cearenses, que marcaram, com bravura e coragem, a história nacional.

As Capitais do Estado

A primeira capital do estado, depois da independência, foi a vila da Mocha, cidade de Oeiras. Devido a problemas de comunicação e a distância do rio Parnaíba, em 1851, por esforço do conselheiro José Antônio Saraiva, a capital agora seria localizada na chapada do Corisco, a nova Vila do Poti. No dia 16 de agosto de 1852, aconteceria a instalação definitiva da capital em Teresina.



Batalha do Jenipapo


Texto : Joaquim Camilo
Logan15--@hotmail.com

Foto : Wikimedia

0 comments

Postar um comentário