Dia da Alimentação

sábado, 17 de outubro de 2009

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro de cada ano para comemorar a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O objetivo do Dia Mundial da Alimentação é conscientizar o conjunto da humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome. Todos os anos, mais de 150 países celebram este evento. Durante o Dia Mundial da Alimentação, celebrado pela primeira vez em 1981, ressalta-se cada ano um tema em que se focalizam todas as atividades.

Temas discutidos nos últimos anos:


- “O Direito à Alimentação”

- "Agricultura e diálogo de culturas"

- “Biodiversidade e Segurança Alimentar"

- "Trabalhar juntos para criar uma Aliança Internacional contra a Fome"

- “A Água, fonte da Segurança Alimentar"

- "Combater a fome para reduzir a pobreza"

- “Um milénio sem fome".


16 de Outubro em Teresina


Para celebrar a data 16 de outubro – Dia da Alimentação, o Restaurante Popular Betinho em Teresina- Piauí , mantido pela Coordenadoria Estadual de Segurança Alimentar, realizou uma degustação com sobremesas à base de abóbora.

Foram servidos rapadura e doces feitos com abóbora. O objetivo era difundir o consumo de alimentos regionais de grande valor nutricional. Técnicos do Restaurante Popular e da Coordenadoria de Segurança Alimentar distribuiram folders sobre alimentação saudável.



Saiba aqui como ter uma alimentação saudável:


A refeição perfeita tem entre 50% e 60% de carboidrato (massas, pães, arroz), 30% de gorduras e entre 10% e 15% de proteínas (carnes, frango, peixe). Coma frutas e verduras à vontade.

- Abuse da dieta típica brasileira nas principais refeições: arroz, feijão, legumes e carne. É uma ótima combinação nutricional.

- Controle a quantidade de coxinhas, hambúrgueres e pastéis. Eles têm muita gordura.

- Tome sucos de frutas como laranja, abacaxi, acerola. A vitamina C desses sucos ajuda a fixar o ferro e combater a anemia.

-Tome pelo menos quatro copos de leite por dia. Pode trocá-los por iogurte ou queijo. O cálcio desses produtos é fundamental para o crescimento.

- Beba sempre muita água.

- Varie sua dieta. Assim não há risco de faltar algum nutriente.

- Controle o consumo de sal e açúcar para evitar problemas na idade adulta. O excesso de sal é perigoso para quem tem predisposição genética à hipertensão, e o de açúcar, para quem tem propensão ao diabetes.

- Coma fibras. Elas estão nas frutas e nos legumes e também nas barrinhas de cereais.

- Substitua os salgadinhos de pacote que você come na frente da televisão por lanches menos calóricos, como pipoca light de microondas.



Por: Katylenin Oliveira

katylenin@msn.com

0 comments

Postar um comentário