Peça Batalha do Jenipapo da início as comemorações pelo Dia do Piauí

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A Fundação Cultural do Piauí - FUNDAC, promoveu hoje (16 de Setembro), às 18h, a apresentação do espetáculo Batalha do Jenipapo, em frente ao teatro 4 de setembro. O espetáculo faz parte das comemorações do dia do Piauí, e está sendo apresentado pela segunda vez em Teresina. As comemorações oficiais pelo Dia do Piauí tiveram início nesta sexta-feira quando foi celebrado um culto em ação de graças na Igreja Batista Filadélfia, bairro Piçarra, e ainda encenada a Batalha do Jenipapo, na praça Pedro II, Centro, com a presença do governador Wellington Dias.


A peça de Aci Campelo com direção do espetáculo de Arimatan Martins e produção do Grupo Harém de Teatro, tem uma equipe de quase 150 pessoas, entre atores, figurantes, capoeristas e a cavalaria do Estado que levaram ao público teresinense, por 40 minutos, uma das mais tradicionais peças teatrais do estado, valorizando a História e a Cultura piauiense e além de ser uma forma de homenagear os heróis da batalha que ocorreu no território do atual município de Campo Maior, em 13 de março de 1823 e foi crucial para a adesão da província piauiense ao processo emancipatório brasileiro.


A produção, os figurinos tudo na peça tinham como objetivo de levar os espectadores a entender como se deu essa sangrenta batalha e elevar a auto-estima do povo piauiense demonstrando a importância do Estado do Piauí para a independência do Brasil.


De acordo com Sônia Terra presidente da Fundac, essa é uma batalha que precisa ser mais vista para que os piauienses possam ter um sentimento de apropriação da história. “Queremos mostrar a história vivida pelos piauienses, o patriotismo, a inquietação que nos mantinha presos a Portugal, mostrar que os piauiense ousaram em desafiar os seus medos em defesa de nosso país. Queremos retomar essa história mostrando a participando do Piauí, queremos elevar a estima dos piauienses como protagonistas de uma história que foi renegada. Essa apresentações, esse peças são formas de incentivar o conhecimento da história do Piauí, aqui as pessoas tem uma leitura mais imediata. Vendo a peça , compartilhando o fato que vivemos na história, procurando se apropriar dos fatos buscando leitura nos livros, um exemplo disso é a história do batalha do jenipapo que laçamos hoje aqui em quadrinhos, queremos mostrar um Piauí que nunca foi mostrado, um Piauí guerreiro, que tem uma trajetória enorme de contribuição para o Brasil.” declarou a Sônia Terra.


O Dia do Piauí é comemorado em 19 de outubro, em referência à assinatura ao termo de adesão à independência do Brasil pela Câmara de São José da Parnaíba, primeira vila piauiense a se manifestar favoravelmente ao governo de D. Pedro I, instalado no Rio de Janeiro. Era 19 de outubro de 1822.

A programação oficial até o dia 19, data do 187º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil, já foi definida.



Confira aqui:

Teresina

Dia 16 de outubro de 2009 (sexta-feira)
17h30 – Apresentação da peça “Batalha do Jenipapo”
Local: Praça Pedro II

Dia 17 de outubro de 2009 (sábado)
19h30 – Culto de Ação de Graças
Local: Igreja Batista Nacional Filadélfia Centro
Endereço: Rua Desembargador José Messias, 1180 – Piçarra

Dia 19 de outubro de 2009 (segunda-feira)
17h – Missa de Ação de Graças
Local: Catedral de Nossa Senhora das Dores (Praça Saraiva)

18h30 – Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí
Local: Complexo Cultural do Theatro 4 de Setembro/Clube dos Diários (Praça Pedro II)

Parnaíba

Dia 18 de outubro de 2009 (domingo)
19h – Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí
Local: Auditório da Associação Comercial de Parnaíba (Porto das Barcas)

Dia 19 de outubro de 2009 (segunda-feira)
8h – Cerimônia Cívico-Militar e Religiosa em Homenagem aos Heróis do 19 de outubro de 1822
Local: Praça da Graça

8h30 – Te Deum Laudamus de Ação de Graças
Local: Catedral de Nossa Senhora das Graças

9h – Largada do Passeio Ciclístico em Homenagem ao Dia do Piauí
Local: Av. Presidente Vargas

Brasília - DF

Dia 22 de outubro de 2009 (quinta-feira)

19h – Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí e Sessão Solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal, durante o evento “O Piauí é Aqui, no Coração do Brasil”, realizado pelo Governo do Distrito Federal.
Local: Auditório Planalto/Ata Oeste do Centro de Convenções “Ulisses Guimarães”
Endereço: SDC – Eixo Monumental.

Clique aqui e Conheça mais sobre a Batalha do Jenipapo



Texto por: Katylenin Oliveira

Fotos: Catarina Lima


katylenin@msn.com

0 comments

Postar um comentário