SESAPI reúne-se com Prefeituras para fortalecer convênio

terça-feira, 6 de outubro de 2009




Por: Katylenin Oliveira


A Secretária de Saúde do Piauí – SESAPI, promoveu na manhã desta terça-feira uma reunião no auditório da Associação Piauiense de Municípios – APPM, para fortalecer o convênio firmados com as prefeituras no intuito de ajudar as municípios que tiveram dificuldades regionais ou pela distância ou pela estrutura, oferecendo suporte técnico no planejamento e gestão dos recursos na organização da saúde.

De acordo com a assessora técnica da secretária de Saúde, Maria Gorete foram convocados 40 municípios para participar desse convênio. A escolha desses municípios foi feita através do processo de solicitação, onde as prefeituras que solicitaram mais ajuda da secretária foram convocadas à participar do convênio, e receberam uma equipe de técnicos treinados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONAS para dar suporte aos municípios, para que os mesmos comecem a usa da organização e do planejamento para gerir recursos de saúde.

“A importância dese convênio está em ser a 1º vez que estado de forma organizada está se propondo a assessorar o município no processo de organização de serviço. Esse é um projeto inédito no estado nesse momento onde nós propomos a trabalhar dentro da ótica da necessidade local do município. O grande objetivo é que os municípios instituam planejamento na organização do serviço, para deixar de improvisar.” Afirmou, Assis Carvalho Secretário de Saúde.

O objetivo desse convênio é reduzir os indicadores negativos, doenças como hanseníase, tuberculose, problemas arteriais, esse é um projeto focado no “direito de nascer em minha terra”, projeto que estimula gestantes à ter partos normais e com segurança na sua própria cidade, e onde as gestantes que não podem ter partos “normais” possam ser levadas para um centro maior fora da cidade não correndo riscos de vida, pois uma das metas é reduzir a mortalidade infantil.

0 comments

Postar um comentário